Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Bebé de noiva do Estado Islâmico morre em campo de refugiados

09 mar, 2019 - 02:46

Shamima Begum fugiu para se juntar às fileiras jihadistas na Síria. O Reino Unido retirou-lhe, recentemente, a cidadania.

A+ / A-

O bebé recém-nascido da adolescente britânica Shamima Begum, que abandonou Londres para se juntar ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) na Síria, morreu esta sexta-feira num campo de refugiados, segundo fonte oficial.

Mustafa Bali, um porta-voz das Forças Democráticas Sírias, confirmou que o bebé morreu num campo no norte da Síria, mas não forneceu mais pormenores.

Num dia de informações contraditórias sobre o estado da criança, o advogado Tasnime Akunjee escreveu na rede social Twitter ter "fortes indicações, embora ainda não-confirmadas, de que o filho de Shamima Begum morreu".

"Ele era um cidadão britânico", sublinhou, escusando-se também a fornecer mais pormenores.

A seguir, Bali escreveu no Twitter que os relatos da morte eram "falsos" e que o bebé estava "vivo e de saúde", mas mais tarde apagou essa mensagem sem explicação, e pouco depois confirmou que o recém-nascido morrera.

O Governo britânico não conseguiu, até agora, confirmar as informações.

Begum tinha 15 anos quando deixou Londres em 2015, com duas amigas, com destino à Síria, onde tencionavam casar-se com combatentes do EI, numa altura em que o programa de recrutamento 'online' do grupo 'jihadista' atraiu muitos jovens impressionáveis para o seu autoproclamado califado.

A adolescente britânica reapareceu recentemente num campo de refugiados e deu à luz no mês passado.

Agora com 19 anos, Shamima Begum disse à imprensa que queria criar o filho no Reino Unido, mas que o Governo lhe tinha retirado a cidadania. Contou também que tinha perdido duas outras crianças, devido a subnutrição e doença.

O seu marido holandês 'jihadista', Yago Riedijk, que está num centro de detenção gerido por curdos, declarou na semana passada que queria regressar à Holanda com Begum e o filho de ambos.

O ministro do Interior britânico, Sajid Javid, anunciou no mês passado que tinha retirado a nacionalidade a Begum, embora afirmando que não tomaria uma decisão que tornasse uma pessoa pária.

Javid confirmou também que o filho de Begum era um cidadão britânico, apesar de acrescentar que seria "incrivelmente difícil" facultar o retorno de uma criança da Síria.

Os pais de Begum, nacionais do Bangladesh, dizem que ela não tem dupla nacionalidade e anunciaram ter planos para contestar a decisão do Governo britânico de retirar à filha a sua única nacionalidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Leandro
    10 mar, 2019 Lisboa 09:09
    Ainda bem. É menos um terrorista!! Deveriam morrer todos.

Destaques V+