Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Venezuela. Maduro disposto a encontrar-se com opositor que se autoproclamou Presidente

25 jan, 2019 - 19:26 • Lusa

“Se eu tiver que ir encontrar-me com esse rapaz [Guaidó] eu vou", disse.

A+ / A-

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, diz que, pela paz no país, está na disposição de reunir-se com o opositor Juan Guaidó, que se autoproclamou Presidente interino da Venezuela, para iniciar "um diálogo nacional".

“Estou comprometido com o diálogo nacional. Hoje, amanhã e sempre será comprometido e pronto para ir onde haja que ir. Eu, pessoalmente. Se eu tiver que ir encontrar-me com esse rapaz (...) eu vou", disse.

Nicolás Maduro falava numa conferência de imprensa no palácio presidencial de Miraflores, durante a qual se referiu ao líder opositor como "uma marioneta" ao serviço dos Estados Unidos e insistiu que a Venezuela está a enfrentar e a desarticular um golpe de Estado dirigido pelos Estados Unidos e seus aliados internacionais.

"Há um golpe de Estado mediático contra a Venezuela, uma grande campanha de desinformação e manipulação contra a revolução bolivariana, muito parecido ao acontecido em 2002", salientou, aludindo às manifestações registadas naquele ano na Venezuela nos dias 11, 12 e 13 de abril, pró e contra o regime.

Estas manifestações culminaram num golpe de Estado que afastou temporariamente o falecido líder socialista Hugo Chavez da Presidência, cargo que ocupou entre 1999 e 2013.

"Estou comprometido com o diálogo nacional. Se tiver que reunir-se com esse rapaz, com boné e capuz, no Hotel Humbold (cimo da montanha Waraira Repana, entre Caracas e o Atlântico) às 3h00 da manhã, fá-lo-ei, onde for e como ele quiser, com capuz ou sem roupa", acentuou.

Por outro lado, frisou que a autoproclamação de Juan Guaidó como Presidente interino da Venezuela foi uma violação constitucional, porque "não o fez perante um organismo ou uma instituição decente" mas numa praça pública.

Maduro referiu-se ainda à decisão de suspender relações políticas e diplomáticas com os EUA e de ter dado 72 horas para que todo o pessoal norte-americano deixasse Caracas.

"Nós temos cumprido com os acordos internacionais. Eles já procederam a retirar parte do seu pessoal. Esperamos as 72 horas, eles devem cumprir plenamente", frisou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+