Tempo
|
A+ / A-

UE vai banir cotonetes e palhinhas de plástico a partir de 2021

19 dez, 2018 - 11:54

"O lixo marítimo é um problema global cada vez maior". Se nada for feito, em 2050 haverá mais plásticos do que peixes no mar.

A+ / A-

Um acordo em Bruxelas dita a proibição de alguns plásticos de utilização única, como cotonetes, palhinhas e talheres de plástico, a partir de 2021.

“O lixo marítimo é um problema global cada vez maior”, segundo um texto do Conselho de Ministros do Ambiente da UE, que esta noite chegou a um acordo com o Parlamento Europeu sobre a restrição do uso de plásticos.

Segundo um comunicado, se nada for feito, em 2050 haverá mais plásticos do que peixes no mar.

O acordo alcançado necessita ainda de ser formalmente ratificado pelos Estados-membros e pelo Parlamento Europeu (PE), esperando-se que o processo esteja concluído até à primavera de 2019 e possa entrar em vigor em 2021.

A proposta apresentada pela Comissão Europeia em maio prevê a proibição de categorias de produtos que representam 70% dos detritos que poluem oceanos e praias.

Em outubro, o PE aprovou a proposta de Bruxelas, estipulando que em relação a outros produtos de plástico de utilização única, os Estados-membros devem tomar as medidas necessárias para obter uma redução ambiciosa e sustentada de pelo menos 25% até 2025.

Nesta categoria incluem-se caixas para hambúrgueres, sanduíches e saladas, bem como recipientes para frutos, legumes, sobremesas ou gelados.

Os 28 terão ainda de assegurar a recolha seletiva e a subsequente reciclagem de, pelo menos, 90% das garrafas de plástico descartáveis até 2025.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Silva
    20 dez, 2018 16:56
    Portugal não deve obedecer as estas decisões da União Europeia, acima de tudo as embalagens de plástico fazem-nos falta para a alimentação, por questões de higiene. E o nosso lixo é reciclado e pagamos bem caro por isso, pelo menos nas facturas da água, nos concelhos de Odivelas e Loures. Não devemos respeitar tudo o que a Europa nos manda fazer. Aprendam com os nossos vizinhos espanhóis que só aceitam aquilo que querem!

Destaques V+