Tempo
|
A+ / A-

Theresa May enfrenta moção de censura do seu partido

12 dez, 2018 - 08:08

Fontes do partido conservador dizem que já terão sido enviadas as 48 cartas necessárias para desencadear o processo.

A+ / A-

Veja também:



A liderança de Theresa May pode estar em causa. Os deputados do Partido Conservador vão levar a votos, esta quarta-feira, uma moção de censura contra a líder do partido e primeira-ministra.

Graham Brady, que dirige o "Comité 1922" anunciou que este órgão de fiscalização do partido recebeu cartas dos deputados a pedir a demissão de May em número suficiente para avançar com a moção de desconfiança. Eram precisos 48 pedidos (o que equivale a 15% dos 315 deputados conservadores) o que terá sido alcançado nos últimos dias.

Os deputados dizem que perderam a confiança no trabalho de Theresa May depois de ter adiado a votação do Brexit no parlamento, que foi reagendada para dia 21 de janeiro.

A votação estava inicialmente marcada para segunda-feira, mas a chefe do Executivo decidiu adiá-la sem marcar nova data por temer que o acordo fosse chumbado.

A votação deverá ocorrer entre as 18h00 e as 20h00 na Casa dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento. Se a moção for aprovada, May deixa automaticamente de ser líder do partido conservador e abandona a liderança do Governo britânico. Não é, no entanto, obrigatório que sejam convocadas novas eleições, podendo os conservadores escolher um novo chefe do executivo.

O acordo sobre o qual o Parlamento se irá pronunciar foi alcançado no Conselho Europeu de 25 de novembro e define a relação entre Londres e a União Europeia após 29 de março, a data de saída do Reino Unido.

Para que essa saída se concretize e o acordo entre em vigor, é necessária a aprovação da casa dos Comuns e, depois, ratificado pelo Parlamento Europeu.

A última vez que um líder conservador foi deposto pelos seus próprios parlamentares, foi em 2003, quando Iain Duncan Smith acabou por ser substituído por Michael Howard.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+