Tempo
|
A+ / A-

Brexit. Conselho Europeu valida "divórcio" do Reino Unido com a União Europeia

25 nov, 2018 - 10:00

Bastou uma hora para que os 27 chegassem a acordo em Bruxelas.

A+ / A-
Conselho Europeu aprova "divórcio" com o Reino Unido. "É um dia triste".
Conselho Europeu aprova "divórcio" com o Reino Unido. "É um dia triste".

O Conselho Europeu chegou, este domingo, a acordo sobre o Brexit. O anúncio foi feito pelo presidente Donald Tusk, no Twitter.


"O Conselho Europeu endossa o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia. Nessa premissa, o Conselho Europeu convida a Comissão, o Parlamento Europeu e o Conselho a empreenderem os passos necessários para assegurar que o acordo entra em vigor a 30 de março de 2019, para garantir uma saída ordenada", lê-se nas conclusões da cimeira extraordinária desta manhã.

Os 27 aprovaram também a declaração política que estabelece os parâmetros da relação futura entre a UE e Londres, apelando aos britânicos que apoiem a primeira-ministra Theresa May no Parlamento britânico.

Tudo em apenas meia hora. O acordo – um documento com 600 páginas – estabelece os temos da saída do Reino Unido da União Europeia em 29 de março, enquanto a declaração destaca o futuro da relação comercial entre as duas partes.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou que este é “um dia triste”, porque o Brexit é “uma tragédia” para ambos os lados.

Ainda assim, diz acreditar que “o Governo britânico será bem sucedido em conseguir o apoio no Parlamento britânico”. E se não for? O presidente do executivo comunitário prefere não comentar.

“Eu votaria a favor deste acordo, porque é o melhor acordo possível para a Grã-Bretanha”, acrescentou.

Na opinião do homem que nos últimos 18 meses tem tido em mãos o tratado sobre a saída do Reino Unido, o francês Michel Barnier, “chegou a altura de todos assumirem as suas responsabilidades. Todos”.

E acrescenta: “Vamos manter-nos aliados, parceiros e amigos”.

Um processo “longe do fim”

No Twitter, a Presidente da Lituânia anunciou o acordo, mas com um aviso: o processo de saída “está longe do fim”.



O Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou, por seu lado, que o referendo sobre o Brexit mostra que a Europa precisa de uma reforma e sublinhou que Paris irá forçar o Reino Unido a seguir as regras europeias, nomeadamente em termos ambientais, em troca de um comércio livre.

Já o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, preferiu mostrar-se confiante nas capacidades da sua homóloga britânica para fazer aprovar o documento em Westminster, mas também deixou um aviso: “Isto é o máximo que todos conseguimos fazer. Ninguém sai a perder nem a ganhar”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+