Tempo
|
A+ / A-

Erdogan reafirma que morte de Khashoggi foi ordenado pelos “mais altos níveis do Governo saudita"

02 nov, 2018 - 23:42

Líder turco garante, no entanto, que não está a falar do Rei Salman.

A+ / A-

O Presidente turco Recep Erdogan diz que a ordem de matar o jornalista Jamal Khashoggi terá vindo "dos mais altos níveis do Governo saudita", mas exonera o Rei Salman de qualquer responsabilidade.

Em artigo publicado no jornal Washington Post, Erdogan escreve: "Sabemos que os autores (do assassinato) estão entre os 18 suspeitos detidos pela Arábia Saudita. Sabemos também que estes indivíduos vieram para executar as suas ordens: matar Khashoggi e partir. Finalmente, sabemos que a ordem de matar Khashoggi veio dos mais altos níveis".

Erdogan adianta também não acreditar "um único segundo que o Rei Salman, o guardião das mesquitas santas, tenha ordenado o golpe contra Khashoggi".

O assassinato do jornalista saudita, crítico do regime de Riade e colaborador do Washington Post, manchou a imagem do Rei saudita e, em particular, a do príncipe herdeiro, Mohammed Ben Salmane, que, na realidade, é quem exerce o poder.

Jamal Khashoggi foi morto em 2 de outubro no consulado da Arábia Saudita em Istambul, onde se tinha dirigido para tratar de assuntos burocráticos relacionados com o seu próximo casamento.

Também esta sexta-feira, a noiva de Khashoggi apelou a Donald Trump para que apoiasse o inquérito turco e os esforços de Ancara para localizar o seu corpo, em mensagem transmitida durante uma cerimónia em memória do jornalista, em Washington.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+