Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nobel da Física atribuído a três cientistas

02 out, 2018 - 10:52

Donna Strickland é uma das premiadas e a primeira mulher a ganhar este Nobel em 55 anos. “Obviamente, temos de celebrar”, afirmou.

A+ / A-

Arthur Ashkin, de um lado, e Gérard Mourou e Donna Strickland, por outro, partilham o prémio Nobel da Física este ano.

A Academia sueca decidiu atribuir o prémio a estes cientistas pelas suas “invenções transformadoras no campo da física laser”.

Arthur Ashkin, norte-americano de 96 anos, foi distinguido pelo desenvolvimento de “pinças óticas e a sua aplicação em sistemas biológicos”.

Por seu lado, Gérard Mourou, francês de 74 anos, e Donna Strickland, canadiana de 59, foram premiados “pelo seu método de gerar ultra-pequenos pulsos óticos de alta intensidade”.


Donna Strickland é a primeira mulher a ganhar o Nobel da Física nos últimos 55 anos. Nesta área, apenas outras duas venceram: Maria Goeppert Mayer em 1963 e Marie Curie.

Em direto pelo telefone, na cerimónia de divulgação do prémio, Donna Strickland mostrou-se surpreendida: “Pensei que houvesse mais [mulheres]. Obviamente, temos de celebrar e espero que venhamos a ser mais. Fico honrada de ser uma dessas mulheres”.


O prémio Nobel da Física tem um valor pecuniário de nove milhões de coroas (870 mil euros).

Em 2017, o Nobel da Física foi para três pessoas – os norte-americanos Rainer Weiss, Barry Barish e Kip Thorne – pelas suas “contribuições decisivas para o detetor LIGO e a observação de ondas gravitacionais”, descobertas antecipadas por Einstein há um século.



Na segunda-feira, foi divulgado o prémio Nobel da Medicina, atribuído a James P. Allison e Tasuku Honjo pela descoberta de duas proteínas importantes na luta contra o cancro.

Nos próximos dias, vão ser conhecidos os prémios no campo da Química, da Paz e da Economia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+