Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Opportunity” encontrada. NASA avista sonda perdida em Marte

26 set, 2018 - 07:53

Imagem obtida pelo Mars Reconnaissance Orbiter mostra a "Opporunity" pousada no planeta.

A+ / A-

A NASA conseguiu avistar a sonda “Opportunity”, da qual não sabia o paradeiro desde 10 de junho. Numa altura em que se começa a dissipar uma enorme tempestade de poeira em Marte, uma imagem obtida pelo Mars Reconnaissance Orbiter (que orbita Marte) mostra a sonda, quieta, pousada no planeta.

A imagem foi captada a 20 de setembro, a cerca de 267 quilómetros da superfície de Marte.

Contudo, este avistamento não traz garantias de que a “Opportunity” volte a conseguir comunicar com a Terra, uma vez que ainda não foi possível apurar se os equipamentos da sonda foram danificados com a tempestade.

A sonda fez a última comunicação com a agência espacial norte-americana a 10 de junho, quando acabou por ficar sem bateria. Impossibilitada de obter mais energia solar, devido à tempestade de poeira que criou uma espécie de cortina opaca acima da superfície marciana, a sonda foi colocada em hibernação.

Contudo, agora que o Sol está de novo a brilhar na superfície de Marte, é possível que a “Opportunity” consiga recarregar as baterias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+