Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Furacão perde força mas continua “extremamente perigoso"

12 set, 2018 - 20:02

“Florence” segue com ventos máximos de 205 quilómetros por hora.

A+ / A-
Furacão Florence. "O desastre está à porta e vai entrar"
Furacão Florence. "O desastre está à porta e vai entrar"

O furacão “Florence” baixou para a categoria 3, mas continua a ser "grande e extremamente perigoso", anuncia o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Na mais recente atualização, o furacão estava a cerca de 700 quilómetros a sudeste de Wilmington, na Carolina do Norte, movendo-se a 26 quilómetros por hora.

O “Florence” está agora na categoria 3 na escala de Saffir-Simpson, de cinco níveis, com ventos máximos de 205 quilómetros por hora.

Segundo o centro, algumas flutuações na força do furacão são esperadas até quinta-feira, dia em que é expectável chegar a terra.

O “Florence” deve perder força quando parar de retirar energia das águas quentes do oceano, mas ainda é esperado que chegue a terra como um furacão extremamente perigoso.

O governador da Geórgia, nos Estados Unidos da América, declarou hoje o estado de emergência para todos os 159 condados, uma vez que os meteorologistas admitem a possibilidade de o furacão Florence alterar a sua rota para sudoeste.

A declaração do governador surgiu depois de o Serviço Meteorológico Nacional norte-americano admitir a possibilidade de o furacão alterar a sua rota e virar para sudoeste à medida que se aproxima da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, também em estado de emergência assim como a Virgínia.

Também foi anunciado que o Mississipi está a enviar membros da Guarda Nacional e trabalhadores de busca e salvamento para as áreas que podem ser afetadas pelo furacão.

Numa mensagem de vídeo emitida pela Casa Branca, o Presidente norte-americano, Donald Trump, disse que o governo está "completamente preparado" para o furacão Florence, mas pediu às pessoas para terem todos os cuidados.

"Não brinquem com ele. É um dos grandes", afirmou.

O “Florence”, que já obrigou à retirada de mais de um milhão de pessoas, pode ser um dos furacões mais destruidores das últimas décadas na costa atlântica dos Estados Unidos, alertaram especialistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+