Tempo
|
A+ / A-

“Opportunity” perdida em Marte

23 ago, 2018 - 13:19

NASA perdeu o contacto com a sonda que está a enfrentar uma enorme tempestade marciana.

A+ / A-

A agência espacial norte-americana NASA não tem notícias da “Opportunity” desde 10 de junho. A sonda está a explorar o planeta Marte desde 2004.

O “Planeta Vermelho” está a ser assolado por uma das maiores tempestades de que há registo, ainda mais violenta do que uma registada em 2007.

A “Opportunity” desligou todos os seus sistemas e entrou em “hibernação” a 7 de junho, quando a tempestade já se fazia sentir.

Os cientistas da NASA estão a tentar estabelecer contactar a sonda, mas até ao momento sem sucesso.

Só dentro de algumas semanas, quando a poeira da tormenta marciana começar a assentar, é que será possível saber o que aconteceu ao veículo espacial.

A NASA mostra-se “otimista”. Em comunicado, a agência explica que as baterias da “Opportunity” encontravam-se em bom estado quando a tempestade começou e que a localização da sonda também é outro indicador positivo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ui
    24 ago, 2018 Ai 17:02
    É caso para dizer... "foi uma oportunidade perdida!"
  • Zeca
    24 ago, 2018 Grandola 16:59
    Realmente Sr., António Costa..., enfim, são todos uns burrinhos... Por acaso se me dissessem "as imagens da chegada do homem à lua são uma representação feita em estúdio daquilo que poderia ter sido a verdadeira chegada do homem à lua, pois não é possível meter um homem na lua para filmar a chegada da nave", vai daí eu até ficava na dúvida. Agora querer provar com imagens falsas que eles chegaram à lua... é caso para dizer "ide enganar outro"! Só mais uma pequena pergunta; por acaso alguém sabe qual o motivo de se ter abortado a missão Apollo 13? Isso é que foi azar! Apollo 13... azar... Mais uma para aqueles que acreditam em tudo o que ouvem pensarem mais um bocadinho. Se tiverem neurónios suficientes!
  • António Costa
    23 ago, 2018 Cacém 20:10
    Finalmente, para terminar, o caso do comentador Filipe de Évora, esta muito longe de ser único. No café, que frequento tentei explicar com um balão o que era a "quantidade de movimento": a massa do "ar" que sai X velocidade do mesmo = massa do balão X a velocidade do balão (em sentido contrário). A ver se entendiam o que foi o enorme, gigantesco foguetão saturno V. A enorme distância que separa a Terra de Marte e de como uma nave que saia da Terra intercepta a órbita marciana. A Lua fica "á saída da porta". Enfim.
  • António Costa
    23 ago, 2018 Cacém 19:58
    Nos anos 70, do séc. XX a NASA enviou a sonda Viking, que atingiu a superfície de Marte em 20 de Julho de 1975. A informação sobre Marte tem vindo a aumentar, mercê da exploração espacial. O clima em Marte ao ser estudado, ajudou a perceber melhor o da Terra. O estudo, das atmosferas dos planetas próximos, com as suas diferenças levaram à perceção do que é o "efeito estufa" na Terra, agora tão na moda. As tempestades em Marte, como a referida no texto provocaram a queda da 1ª sonda soviética enviada a Marte. Puro azar. Na altura, nos 70s sabia-se muito pouco sobre as atmosferas dos planetas próximos
  • Antonio Costa
    23 ago, 2018 Cacém 19:39
    A guerra fria foi a principal razão dos projetos Apollo, das somas astronomicas então gastas, que culminaram com a chegada do Homem à Lua em 20 de Julho de 1969. Tudo tinha começado com a colocação em órbita do 1° satelite attificial. Os gastos exorbitantes, levaram a NASA a terminar com os projetos Apollo.
  • Filipe
    23 ago, 2018 évora 15:16
    A NASA e a sua máquina de propaganda de ficção científica ao melhor plano desde a farsa do homem ter pisado solo Lunar . Então para enviarem a escassos 350Km de altitude naves tripuladas onde se encontra por exemplo a Estação Internacional já perderam uma quantidade de vidas humanas e outros falhanços , queriam ter ido ao solo Lunar , onde hoje ainda desconhecem completamente a sua composição e se por ventura já tivessem lá ido com a certeza que tinham lá hoje uma mini base Lunar de teste . Não tem porque a superfície da Lua sem atmosfera mata em segundos devido à forte radiação e temperatura . Coitados , na Terra ainda nem 10% está investigado do seu potencial e andam armados em realizadores de filmes Americanos . Uma tristeza que só acredita quem gosta de ver as imagens das alegadas alunagens hoje todas distorcidas para não se perceber a fraude mas mérito de Stanley Kubrick .

Destaques V+