Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Em tweet polémico, Trump pede a Jeff Sessions que “pare com a caça às bruxas”

01 ago, 2018 - 16:40

Tradicionalmente um Presidente em funções não interfere em assuntos de justiça, mas Trump tem sido um crítico feroz da investigação à interferência russa nas eleições americanas.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos pediu esta quarta-feira ao procurador-geral Jeff Sessions (correspondente ao ministro da Justiça) que ponha fim à investigação sobre a alegada interferência russa nas eleições que Donald Trump venceu em 2016.

Num tweet que já está a gerar polémica, Trump pede que Sessions “pare com esta caça às bruxas”, insinuando que a investigação está viciada e que a continuação da mesma irá manchar ainda mais o país.

É muito pouco comum nos Estados Unidos um Presidente opinar publicamente sobre um processo ou uma investigação em curso, mas Trump tem sido um crítico feroz dos inquéritos em curso à ingerência russa nas presidenciais, em particular aqueles que o conselheiro especial Robert Mueller está a conduzir.

A mensagem surgiu numa série de publicações naquela rede social em que Trump se insurge contra a investigação e sugere que Mueller, filiado ao Partido Republicano que ajudou a eleger Trump, tem um conflito de interesses. “Mueller tem um conflito de interesses total e os 17 democratas enfurecidos que estão a fazer o seu trabalho sujo são uma vergonha para os Estados Unidos”, escreveu.

As mais recentes acusações de Trump surgem no dia seguinte ao início do julgamento de Paul Manafort, ex-diretor da campanha eleitoral de Trump e um dos implicados na alegada interferência russa. É acusado de irregularidades fiscais e bancárias; o Presidente tem insistido que Manafort só trabalhou para ele durante pouco tempo.

“Paul Manafort trabalhou para Ronald Reagan, Bob Dole e muitos outros líderes políticos proeminentes e muito respeitados. Trabalhou para mim durante muito pouco tempo. Porque é que o Governo não me informou que ele estava sob investigação? Estas acusações antigas nada têm a ver com interferência – uma FARSA!”, escreve o Presidente.

Mais do que a própria interferência russa nas eleições, o que está em causa é a alegada conivência da equipa de Trump com esta situação e as suspeitas de colaboração com o Kremlin. O Presidente negou sempre que tivesse tido qualquer contacto com os russos nesse sentido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JMC
    01 ago, 2018 USA 19:16
    O "Anónimo" acertou na mosca. Estes dois bufões são uma vergonha nacional. Nunca houve ignorantes como esses em posições de autoridade na história desta outrora grande nação. Devia ser evidente que os dois desempenham o papel de bobos da corte pelos verdadeiros donos desse mundo––i.e., os oligarcas de capitalismo predador e imperialismo financeiro.
  • Anónimo
    01 ago, 2018 17:12
    Trump e Jeff Sessions, cada um pior que o outro. Se não existissem o mundo seria um lugar bem melhor.

Destaques V+