Tempo
|
A+ / A-

Israel abate avião sírio nos montes Golã

24 jul, 2018 - 16:29

O avião estava em “violação grosseira" de uma desmilitarização daquela zona estratégica monitorada pela ONU em 1974, afirma o primeiro-ministro israelita.

A+ / A-

O exército israelita abateu, esta terça-feira, um avião de combate da Síria, na zona dos montes Golã. Internacionalmente reconhecidas como parte do território sírio, as Colinas de Golã, antes conhecidas como colinas Sírias, estão sob ocupação e administração israelita desde 1967.

Segundo um porta-voz do exército israelita, não há informação sobre o estado dos pilotos. "Não tenho relatos de terem sido vistos pára-quedas e não sabemos se algum piloto foi recuperado", disse o tenente-coronel Jonathan Conricus.

O primeiro-ministro israelita diz que o avião estava em “violação grosseira" de uma desmilitarização daquela zona estratégica monitorada pela ONU em 1974.

“As nossas forças agiram apropriadamente”, afirmou Benjamin Netanyahu. “Insistimos que a Síria honre rigorosamente o acordo de separação de forças entre os dois países".

O incidente vem aumentar a tensão já existente na zona nas últimas semanas.

Os montes Golã são uma zona estratégica entre os dois antigos inimigos. Enquanto as forças do governo sírio, apoiadas pela Rússia, se aproximam para recuperar o território mantido pelos rebeldes, Israel está em alerta máximo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+