Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trabalhar só quatro dias por semana? Esta empresa fez o teste (e funcionou)

19 jul, 2018 - 15:45

Uma empresa na Nova Zelândia testou reduzir o horário dos trabalhadores a quatro dias de trabalho por semana. O resultado? A mesma produtividade, menos stress e mais motivação.

A+ / A-

A empresa Perpetual Guardian, que gere património, faz aplicações e investe dinheiro na Nova Zelândia, decidiu fazer um teste: quais os impactos de uma redução do horário de todos os trabalhadores a uma semana de quatro dias de trabalho?

O estudo foi conduzido por investigadores externos à empresa, da Universidade de Auckland. Durante a experiência, que durou dois meses, desde o início de março ao final de abril, os mais de 240 empregados continuaram a receber o mesmo valor salarial, como se trabalhassem cinco dias por semana.

“Era apenas uma teoria, algo que eu gostava de tentar porque queria criar um ambiente melhor para a minha equipa”, disse o CEO da empresa, Andrew Barnes, à CNN.

Com menos um dia de trabalho, a produtividade manteve-se igual àquela gerada quando os trabalhadores cumpriam cinco dias de trabalho semanal, o stress diminuiu e o balanço trabalho - vida privada melhorou.

Num inquérito realizado no ano passado, apenas 54% dos inquiridos responderam que conseguiam gerir bem o balanço vida-trabalho. Depois do teste, o número de pessoas realizadas a este nível subiu para 78%.

Os níveis de stress diminuiram cerca de 7%, enquanto que o compromisso com a equipa aumentou cerca de 20%.

O diretor da empresa diz que os trabalhadores se tornaram mais produtivos, passando menos tempo nas redes sociais e em atividade não laboral.

Tudo uma questão de liberdade

A chave para o sucesso da experiência foi a liberdade que a empresa deu ao 'staff' para reestruturar o trabalho, disse Jarrod Haar, um dos investigadores da Universidade de Tecnologia de Auckland.

Os empregados deram sugestões como a de ter pequenas bandeiras nas secretárias quando não quisessem ser incomodados.

No entanto, segundo a investigadora Helen Delaney, alguns indivíduos sentiram-se sob mais pressão e stress para completar o trabalho em menos horas, especialmente as equipas que tinham grandes volumes de trabalho em mãos.

Alguns trabalhadores viram-se a trabalhar mais horas por dia, em apenas quatro dias semanais, em vez de verem reduzidas as horas de trabalho. "O trabalho simplesmente não para", afirmou um dos responsáveis da empresa. Há quem denuncie também respostas diferentes à experiência: "alguns empregados melhoraram os seus comportamentos no trabalho, enquanto outros 'levaram a mudança como uma prenda e não mudaram'".

Ainda assim, o balanço é claramente positivo para os dois investigadores. Ao conhecer os resultados, o diretor da empresa diz que recomendou à administração da empresa que a semana de quatro dias fosse implementada permanentemente.

Andrew Barnes acredita que este pode ser um exemplo para outras empresas em todo o mundo. "Porque é que estou a pagar dias de trabalho e não por produtividade?”, questiona o CEO da empresa, em entrevista ao NZ Herald. Ainda assim, o responsável diz que a empresa terá que trabalhar para implementar definitivamente a semana de quatro dias de trabalho, uma vez que esta colide com a legislação do trabalho daquele país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    24 jul, 2018 22:57
    Foi preciso um teste para descobrir o óbvio? A maioria dos patrões devia era estar no desemprego de tão incompetentes que são!
  • Fernando Machado
    22 jul, 2018 Porto 16:04
    Já há muitos anos que em Espanha, muitos ramos de actividade encerram às sextas feiras da parte de tarde. Pelos vistos a produtividade e a competitividade estão bem. Quando eu comecei a trabalhar, o horário era: segunda a sábado das nove às dezanove. O descanso era ao domingo

Destaques V+