Tempo
|
A+ / A-

Espanha não aceita extradição de Carles Puigdemont como definida pela Alemanha

19 jul, 2018 - 14:38

Juiz do Supremo critica decisão da Justiça alemã de autorizar a extradição do ex-líder catalão para ser julgado em Espanha apenas por alegada gestão danosa de fundos públicos e não por rebelião.

A+ / A-

O Supremo Tribunal de Espanha decidiu esta quinta-feira retirar o pedido de extradição contra o ex-líder da Catalunha, Carles Puigdemont, que se encontra fugido na Alemanha desde a consulta independentista do ano passado.

A decisão surge uma semana depois de a Justiça alemã ter anunciado que aceita extraditar Puigdemont com base nas acusações de gestão danosa de fundos públicos na organização daquele referendo - interditado pelo Governo central e pelo Supremo espanhóis. Berlim recusou-se, contudo, a extraditar o ex-líder catalão com base na acusação mais gravosa interposta pela alta instância espanhola, a de rebelião.

Reagindo oficialmente a estas decisões, o juiz do Supremo responsável pelo processo declarou hoje que não aceita a extradição de Puigdemont para ser julgado apenas por alegada gestão danosa de fundos.

Para Pablo Llarena, a sua capacidade como instrutor do processo ficou enfraquecida pelas decisões do tribunal alemão, que acusa de falta de compromisso relativamente a um crime que é a base de todos os processos movidos contra líderes dos movimentos pela independência da Catalunha envolvidos na organização da consulta de 1 de outubro.

O juiz espanhol também assumiu que prefere manter a capacidade de julgar Puigdemont pelo crime de rebelião, algo que só será possível quando o ex-líder catalão abandonar a Alemanha e der entrada noutro país com o qual Espanha tenha acordos de extradição em vigor.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    19 jul, 2018 19:14
    O Estado Espanhol a fazer birra. Entre uma vitória parcial e uma derrota, escolhe a derrota.

Destaques V+