Tempo
|
A+ / A-

Holanda proíbe burcas em edifícios públicos

26 jun, 2018 - 19:19

País junta-se a Bélgica, França, Dinamarca, Áustria e Espanha, que já proíbem o véu islâmico que cobre a cara.

A+ / A-

O senado holandês aprovou esta terça-feira uma lei que proíbe a utilização de qualquer peça de vestuário ou acessório que tape integralmente a cara, em edifícios públicos.

A lei abrange edifícios como escolas, hospitais e edifícios governamentais.

Entendido por muitos como uma lei dirigida sobretudo a véus islâmicos, como a burca e o nicab, que tapam a cara das mulheres que as usam, o diploma já tinha sido aprovado pela câmara baixa do Parlamento holandês em 2016.

A medida tem sido alvo de muitas críticas e em 2015 um organismo que aconselha o Governo sobre estas questões disse que a utilização do véu islâmico estava protegido pela constituição holandesa, que garante a liberdade religiosa, e argumentou ainda que tal lei seria desnecessária, uma vez que apenas 200 a 400 mulheres na Holanda usava esse tipo de indumentária.

O Governo contornou estas objeções decretando que a lei se aplica a qualquer cobertura facial, incluindo capacetes integrais e máscaras de ski.

Com a aprovação desta lei, a Argentina junta-se a um conjunto de outros países europeus que já proíbem coberturas faciais, incluindo a Bélgica, França, Dinamarca, Áustria e Espanha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria santos
    27 jun, 2018 2795 Linda-a velha 01:32
    "...a Argentina junta-se a outros países europeus..."'?! É assim, com coisinhas destas, que se espalham boatos e asneiras.
  • fanã
    26 jun, 2018 aveiro 19:46
    O respeito por as Leis dos Países de acolhimento, devem ser incontornáveis . Se não concordam ou persistem em não respeitar , estas pessoas e famílias deveriam ser expulsas do País. A segurança dos Cidadãos em primeiro !

Destaques V+