Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sondagem. Bolsonaro presidente do Brasil (sem Lula)

10 jun, 2018 - 19:47

Lula da Silva tem 30% das intenções de voto dos brasileiros, apesar de estar a cumprir uma pena de 12 anos de prisão por corrupção.

A+ / A-

Se Lula da Silva não concorrer às eleições presidenciais de outubro no Brasil a vitória seria do candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro, de acordo com uma sondagem divulgada este domingo.

De acordo com a sondagem realizada pelo Instituto Datafolha para o jornal “Folha de São Paulo”, Lula da Silva, presidente do Brasil entre 2003 e 2010, tem 30% das intenções de voto dos brasileiros, apesar de estar a cumprir uma pena de 12 anos de prisão por corrupção.

Lula estará impedido de se candidatar, por ter sido condenado em segunda instância, mas o Partido dos Trabalhadores (PT) garante que a legislação não nega o direito de o candidato mais popular disputar as eleições e vai apresentar recurso perante o tribunal eleitoral e o Supremo Tribunal para registar o seu candidato.

O estudo assinala ainda que mais de um terço dos eleitores manifestaram não ter uma opção de escolha para candidato à presidência caso Lula não concorra às eleições.

Nas intenções de voto, a seguir a Lula estão o candidato Jair Bolsonaro, líder da extrema-direita pelo Partido Social Liberal (PSL), com 17%, a ambientalista Marina Silva do Partido Rede Sustentabilidade (REDE) com 10% e o social-democrata Geraldo Alckmin, empatado com Ciro Gomes do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ambos com 6%.

Numa eventual segunda volta, o ex-presidente Lula ganharia em qualquer cenário, com as intenções de voto a oscilar entre 46% e 49%.

O ex-ministro das Finanças Henrique Meirelles, que lançou a sua candidatura pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) com o apoio do presidente Michel Temer tem apenas 1% das intenções de voto, segundo o Datafolha.

Na sexta-feira, o PT reafirmou a intenção de registar a candidatura de Lula em 15 de agosto.

No caso de Lula ser permanentemente desqualificado, os candidatos mais prováveis para substituí-lo são o ex-prefeito de São Paulo, maior cidade do Brasil, Fernando Haddad, e o ex-governador da Baía, Jaques Wagner, que têm a preferência de 1% dos brasileiros, segundo a pesquisa.

O instituto Datafolha entrevistou 2.824 eleitores de 174 municípios entre 06 e 07 de junho e é a primeira sondagem realizada após a greve dos camionistas que paralisou o Brasil por 11 dias devido à escassez de combustível e alimentos o que causou uma crise no governo e abalou a economia do gigante sul-americano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PORTUGUÊS
    11 jun, 2018 BELEM PARÁ BRASIL 17:33
    O LULA DA SILVA , EX-PRESIDENTE HOJE PRESIDIÁRIO .PELA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, SUB ENTENDA-SE ,LEI DA FICHA LIMPA, NÃO PODE CANDIDATAR-SE . POSSUÍ FICHA SUJA POR DESVIOS AO ERÁRIO PUBLICO.

Destaques V+