Tempo
|
A+ / A-

Autor do atentado em Estocolmo condenado a prisão perpétua

07 jun, 2018 - 15:32

O suspeito admitiu o crime que matou cinco pessoas, incluindo uma criança. Em abril de 2017, o homem atropelou várias pessoas numa praça de Estocolmo.

A+ / A-

O homem que, no ano passado, conduziu um camião roubado contra uma multidão em Estocolmo foi condenado esta quinta-feira a prisão perpétua por homicídio associado a terrorismo.

“O arguido foi considerado culpado de um crime de homicídio terrorista em cinco casos”, declarou o Tribunal de Estocolmo em comunicado, citado pela Reuters. “A pena ficou estabelecida em prisão perpétua.”

Durante o julgamento, Rakhmat Akilov admitiu que o objetivo do ataque era punir a Suécia por se ter aliado à coligação contra o autodenominado Estado Islâmico. E disse ter recebido luz verde dos representantes do grupo terrorista no Iraque e na Síria para realizar a operação.

No entanto, o Estado Islâmico nunca reivindicou o atentado.

O indivíduo do Uzbequistão, de 40 anos, matou cinco pessoas numa rua pedonal do centro de Estocolmo e feriu gravemente outras 14.

As vítimas mortais foram um homem britânico, uma mulher belga e três suecos, incluindo uma menina de 11 anos.

O julgamento durou quase três meses e contou com mais de 100 testemunhas, incluindo os sobreviventes do atentado.

Rakhmat Akilov deixou o seu país de origem e partiu rumo à Suécia em 2014 para procurar refúgio. Em 2016, o Estado sueco recusou o pedido de asilo e deu-lhe quatro semanas para abandonar o país. O atacante tornou-se clandestino poucos meses antes do atentado e integrava uma lista oficial de pessoas procuradas pelas autoridades suecas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+