Tempo
|
A+ / A-

​Clérigo populista é o surpreendente vencedor das eleições no Iraque

14 mai, 2018 - 22:38

Nas primeiras eleições desde a derrota do autoproclamado Estado Islâmico, Moqtada al-Sadr consegue um triunfo surpreendente.

A+ / A-

O clérigo populista e nacionalista Moqtada al-Sadr, um adversário de longa data dos Estados Unidos, venceu as eleições parlamentares iraquianas, anunciou esta segunda-feira a comissão eleitoral.

Nas primeiras eleições desde a derrota do autoproclamado Estado Islâmico, Moqtada al-Sadr consegue um triunfo surpreendente.

Em segundo lugar ficou o partido de Hadi al-Amiri, o líder de uma milícia xiita que conta com o apoio do governo do Irão.

O partido do primeiro-ministro Haider al-Abadi, que chegou a ser dado como favorito, não foi além da terceira posição.

Os resultados preliminares anunciados esta segunda-feira têm por base 91% dos votos contados em 16 das 18 províncias do Iraque.

O movimento do clérigo Moqtada al-Sadr não concorreu nas duas províncias que falta apurar e o resultado não vai impedir a sua vitória.

O xiita Moqtada al-Sadr não é aliado nem do Irão nem dos Estados Unidos e já liderou duas revoltas contra a intervenção norte-americana no Iraque.

Apesar da derrota nas eleições parlamentares, Haider al-Abadi poderá continuar no cargo de primeiro-ministro no âmbito de um Governo de coligação que será formado nos próximos 90 dias.

“Estamos preparados para trabalhar e cooperar na formação de um Governo forte, livre de corrupção”, afirmou Abadi.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+