Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catalunha. Constitucional impede investidura de Puigdemont à distância

09 mai, 2018 - 19:28

Os partidos independentistas têm maioria no parlamento regional, mas têm tido dificuldade em eleger o presidente da Generalitat.

A+ / A-

O Tribunal Constitucional espanhol, por unanimidade, decidiu suspender a lei aprovada pelo parlamento da Catalunha que permitiria a investidura de Carles Puigdemont à distância como presidente do governo regional catalão.

Deixa também o aviso ao presidente do parlamento catalão, Roger Torrent, que a decisão deve ser acatada, sob pena de serem acusados de desobediência.

O conselho de ministros do Governo de Madrid tinha decidido avançar com o recurso para o Constitucional.

O chefe do Executivo, Mariano Rajoy, já tinha apelado esta manhã aos partidos independentistas catalães para fazerem um esforço para eleger um novo Governo regional em vez de estarem subordinados à vontade do ex-presidente regional Carles Puigdemont.

“Espero que chegue o senso comum e a partir daí veremos entre todos se somos capazes de construir e terminamos com umas divisões que já se viu para o que servem: única e exclusivamente para dividir as pessoas”, disse Rajoy aos jornalistas.

O ex-presidente catalão, Carles Puigdemont, fugiu à justiça espanhola e aguarda na Alemanha a sua extradição para Espanha, onde é acusado de delitos de rebelião e peculato na organização de um referendo ilegal sobre a autodeterminação da Catalunha em 1 de outubro de 2017.

Os partidos independentistas catalães voltaram a ganhar a maioria no parlamento regional em 21 de dezembro último, mas têm tido dificuldade em eleger o presidente da Generalitat.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    10 mai, 2018 Olivença 11:56
    O maior divisionista é Rajoy e está mais do que comprovado que complicará ao máximo a vida aos catalães com a sua obsessão colonialista.

Destaques V+