Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fotogaleria

As fotos mais marcantes do encontro das Coreias

27 abr, 2018 - 08:49

O encontro histórico entre os líderes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul é marcado por gestos simbólicos.

A+ / A-
Os líderes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul encontraram-se na zona desmilitarizada entre os dois países. O aperto de mão deu-se em cima da linha de fronteira.
Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte, deu um passo em frente e entrou em território sul-coreano. Depois, convidou o presidente da Coreia do Sul a fazer o mesmo. Moon Jae-in pisou solo norte-coreano, sob aplausos dos presentes.
Guardas de honra sul-coreanos escoltaram os dois líderes para a cerimónia de boas-vindas numa praça em Panmunjom, designada por “aldeia das tréguas”.
A cimeira decorre na Casa da Paz, o mesmo edifício onde foi assinado o cessar-fogo entre os dois países em 1953, que pôs fim à Guerra da Coreia.
“Uma nova história começa agora - no ponto inicial da história e na era da paz”, escreveu o líder norte-coreano no livro de visitas.
Kim Jong-Un é o primeiro líder norte-coreano a pisar solo do Sul desde o final da Guerra da Coreia
A cimeira visa debater o programa nuclear da Coreia do Norte e a discussão de um caminho para a paz na península.
”Espero que consigamos falar abertamente e chegar a um acordo”, disse Moon Jae-in
Em vez de criar resultados que não conseguimos alcançar, como no passado, devemos obter bons resultados, falando abertamente sobre questões atuais, questões de interesse”, disse Kim Jong Un.
”Os dois líderes almoçaram separadamente, com a delegação do Norte a voltar para o seu lado da fronteira. Depois do almoço, plantaram uma árvore.
Kim e Moon plantam um pinheiro com terra e água dos dois países para simbolizar “paz e prosperidade”.
Depois de plantar a árvore, os dois líderes conversaram ao ar livre, num passadiço azul, antes de regressarem à sala de reuniões.


Líderes coreanos assinaram um acordo para a "completa desnuclearização da península coreana" e vão procurar este ano acabar com a guerra de modo permanente. É o que se lê no comunicado conjunto divulgado no final da cimeira histórica entre os dois líderes, 65 anos após o conflito ter terminado com um armistício.


Líderes coreanos abrem o bolo polémico que irritou o Japão. A sobremesa foi decorada com um desenho da bandeira da unificação, que representa a Coreia do Sul e a Coreia do Norte sob um mesmo território. Mas houve um detalhe que não passou despercebido — do lado direito do desenho, há dois pequenos pontos que representam ilhas que estão sob disputa territorial entre Japão e Coreia do Sul há décadas. Uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Japão classificou a sobremesa como “extremamente lamentável”.

Líderes coreanos despedem-se antes de Kim Jong-un voltar ao norte
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+