Tempo
|
A+ / A-

Há uma enzima que “come” plástico e que pode ajudar no combate à poluição

17 abr, 2018 - 12:05

Um grupo de cientistas desenvolveu uma enzima capaz de digerir alguns tipos de plásticos.

A+ / A-
Há uma enzima que “come” plástico e pode ajudar no combate à poluição
Há uma enzima que “come” plástico e pode ajudar no combate à poluição

Um grupo cientistas britânicos e norte-americanos desenvolveu uma enzima capaz de digerir "polietileno tereflalato", mais conhecido como PET. Trata-se de um tipo de plástico usado na composição de milhões de garrafas e recipientes que não são biodegradáveis.

A descoberta resultou, na verdade, de um acidente: os cientistas esperavam usar a enzima na criação de proteínas e acabaram por desenvolver um organismo que pode ser uma solução de reciclagem. Os investigadores esperam que, num futuro próximo, a enzima possa ser desenvolvida à escala global.

A substância pode ajudar a combater os níveis de poluição provocados pela produção e uso de plásticos a nível industrial e abre portas a soluções de reciclagem para milhões de toneladas de garrafas de plástico. "Este sistema permitiria que o plástico fosse reciclado devidamente. É 100% reciclável e 100% sustentável", diz John McGeehan, professor da Universidade de Portsmouth, onde está a ser desenvolvida a investigação.

Esta solução surge um ano depois de cientistas portugueses terem detetado um fungo que vive nos oceanos e destrói plástico. A descoberta da Universidade de Aveiro também é vista como promissora para o combate da poluição do mar causada por sacos de plástico.

Segundo vários especialistas, estima-se que em 2025 haja mais plástico no oceano do que peixes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+