Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lula diz que prisão é “absurda” e um “sonho de consumo” do juiz

06 abr, 2018 - 11:27

Lula da Silva reagiu ao decreto de pena de prisão, determinado pelo magistrado Sérgio Moro.

A+ / A-
Apoiantes de Lula da Silva saem à rua. Lula agradece da janela
Apoiantes de Lula da Silva saem à rua. Lula agradece da janela

Poucas horas depois de conhecer o decreto que determina a sua prisão, Lula da Silva reagiu. Considera “absurda”, a decisão do juiz Sérgio Moro, e garante estar tranquilo. As palavras são relatadas pelo jornalista brasileiro Kennedy Alencar, que falou com Lula enquanto este seguia no carro rumo à sede do Sindicato dos Metalúrgicos, onde esteve reunido com militantes do PT.

“No entender dele, [o juiz Sérgio] Moro não respeitou a conclusão do julgamento”, conta Kennedy Alencar. “O sonho de consumo desse pessoal e do Moro é me manter pelo menos um dia preso na cadeia. O Moro aposta na radicalização mas eu estou calmo, estou sereno e vou aguardar as orientações do meu advogado”, acrescenta Kennedy, citando Lula da Silva.

O ex-presidente do Brasil foi condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão (por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no chamado caso triplex) e ontem o Supremo Tribunal Federal ter chumbado o habeas corpus.

A defesa de Lula tem até 10 de abril para interpor um novo recurso, mas o juiz Moro deu até às 17h00 [21h00 em Portugal] desta sexta-feira para Lula se apresentar.

Lula deve entregar-se à justiça

Na opinião de Giuliana Miranda, do jornal Folha de S. Paulo, é provável que Lula da Silva se entregue à justiça brasileira esta sexta-feira, até porque o próprio sempre disse que iria cumprir a lei. “A tese do partido é que o Lula é um preso político. E se é um preso político, teoricamente não teria que se envergonhar”, argumenta.

Em declarações à Renascença, a jornalista diz acreditar que tanto Lula da Silva, como o próprio PT vão querer levar a candidatura à presidência do Brasil até onde puderem. “Apesar das condenações, Lula lidera todas as sondagens e intenções de voto. O que se acredita é que o PT vai tentar arrastar a candidatura dele o máximo possível”

Giuliana Miranda admite que, mesmo preso, Lula vai explorar a sua candidatura, de forma a garantir mais votos para o PT. “No final ele pode dizer, ‘já que não consigo ser candidato porque estou preso, vou indicar um candidato’. E aí, as pessoas votam, porque ele tem um poder de transferência de voto muito grande”, explica Giuliana, lembrando que o apoio de Lula da Silva foi fundamental para a eleição de Dilma Rousseff.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    09 abr, 2018 22:55
    Lula podia ter pedido asilo a qualquer país democrático. Em vez disso, aceitou entregar-se à corrupta justiça brasileira. Tem muito mais integridade que aqueles que o odeiam pelo "crime" de pôr comida na mesa do povo brasileiro.
  • Dino
    06 abr, 2018 20:28
    Esse homem pensou que estava acima da lei, e ainda está pensando, no entanto, eu continuo a pensar que a melhor prisão e condenação para se dar a esse e aos demais corruptos, do congresso nacional Brasileiro, seria o de, devolver o que roubaram dos cofres públicos, dinheiro do povo, e deixarem eles livres, com uma pequena ressalva, vivendo com o único salário minimo, o qual milhôes de brasileiros estão condenados a viver, ou melhor dizendo, sobreviver, e só assim, e de facto esses ladrões corruptos, conheceriam a verdadeira prisão. Utilizar somente o sistema único de saúde, ter os filhos unicamente a estudar na rede pública, utilizar unicamente o moderno sistema de transporte que os mesmo insistem em dizer que temos, e que é cópia do sistema utilizado na Europa, só que esqueceram de informar ao povo, que isso era só uma promessa, que o que temos, é um sistema de transporte que só mesmo o nosso povo ,aceita usar e pagar caro por ele, pois ainda nos faz pensar que somos o lindo pais do futebol, e das mulheres bonitas, e das telenovelas, e assim, tem o povo distraido de tal forma, que os deixam em paz a roubar, mas num momento inédito dessa telenovela da vida real, eis que aparece um homem com coragem, e alguns outros também, e começam a dar de facto uma tão sonhado inicio de esperança, e é com a justiça e unicamente com a justiça que se pode fazer isso. Viva juiz Sérgio Moro, obrigaduuuuuu. Que seja apenas o começo, pois ainda a muitos a solta.

Destaques V+