31 mar, 2018 - 09:28
Veja também:
A Rússia alertou o Reino Unido para que envie para casa "pouco mais de 50" de seus diplomatas, em mais uma subida de tom no conflito diplomático entre os dois países na sequência do caso Skripal.
Os russos já haviam expulsado 23 diplomatas britânicos, em retaliação à decisão do Reino Unido de expulsar 23 diplomatas russos em resposta ao envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal com um gás neurotóxico em Salisbury, no sul de Inglaterra, a 4 de março. Londres diz que Moscovo esteve por trás do ataque, algo que a Rússia nega.
O embaixador britânico Laurie Bristow foi convocado pelas autoridades russas na sexta-feira e reportou que Londres tinha um mês para reduzir o contingente diplomático na Rússia, para o mesmo tamanho da missão russa no Reino Unido.
No sábado, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, declarou à agência Reuters que o Reino Unido teria que retirar "um pouco mais de 50" de seus diplomatas na Rússia.
"Pedimos paridade. Os ingleses têm 50 diplomatas a mais que os russos", disse Zakharova. Quando foi questionada sobre se isso significava que Londres teria que mandar sair exatamente 50 diplomatas, a porta-voz clarificou que seriam "um pouco mais de 50".