Tempo
|
A+ / A-

Síria. Curdos prometem lutar até à libertação de Afrine

18 mar, 2018 - 17:39

Forças turcas tomaram este domingo o controlo do enclave após semanas de confrontos.

A+ / A-

Os curdos da Síria comprometeram-se a lutar até à "libertação" de Afrine, prometendo "atingir a cada oportunidade" as forças turcas e os seus aliados sírios que assumiram o controlo da cidade curda no noroeste sírio.

"A resistência em Afrine vai continuar até à libertação", declarou num comunicado enviado à imprensa a administração semi-autónoma curda da região.

A Turquia lançou a 20 de janeiro uma operação militar em território sírio visando expulsar a milícia curda das Unidades de Proteção do Povo (YPG) do enclave de Afrine, cuja cidade, com o mesmo nome, foi tomada este domingo pelas forças de Ancara.

A região de Afrine constituía uma das três regiões administrativas que formavam a "região federal" proclamada em 2016 nos territórios da comunidade, controlados por uma administração semi-autónoma.

"Em todos os setores de Afrine, as nossas forças tornar-se-ão um pesadelo permanente" para as forças turcas e os rebeldes sírios que as apoiam, refere ainda o comunicado das autoridades locais curdas.

"A nossa guerra contra a ocupação turca (...) entrou numa nova etapa: passamos de uma guerra de confronto direto para uma tática de ataques relâmpago", adianta.

Mais de 1.500 combatentes curdos morreram em dois meses de ofensiva e esta já permitiu às forças pró-Ancara controlarem 87% do território do enclave, disse o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, adiantando que mais de 200 mil civis fugiram da cidade de Afrine entre 14 e 17 de março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+