Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova missão da Spacex? Assegurar a vida humana noutros planetas

12 mar, 2018 - 07:02

O objetivo a longo prazo é a construção de bases na Lua ou em Marte, o que poderia garantir a sobrevivência da raça humana.

A+ / A-

A SpaceX do multimilionário Elon Musk, que lançou um foguete poderoso em direção a Marte em fevereiro, pode realizar voos de teste interplanetários no próximo ano, com o objetivo de assegurar a sobrevivência da espécie humana, disse Musk.

Este vaivém poderá realizar "voos curtos, de ida e volta, provavelmente já no primeiro semestre do próximo ano", disse Musk na conferência "SXSW" em Austin, Texas.

O objetivo a longo prazo desses projetos é a construção de bases na Lua ou em Marte, o que poderia garantir a sobrevivência da raça humana e, assim, promover a sua regeneração na Terra no caso de uma terceira guerra mundial, disse o bilionário.

Existe, de facto, uma "certa probabilidade" de que a humanidade pode enfrentar uma "era das trevas", "especialmente se acontece uma terceira guerra mundial", disse o bilionário, também o dono da conhecida marca de automóveis elétricos Tesla.

"Queremos garantir que o Homem permaneça noutro lugar (para além da Terra) como uma semente da civilização humana, para que possa trazer de volta a civilização e talvez diminuir a duração da idade das trevas", afirmou.

Nesta perspetiva, "uma base lunar e uma base marciana, que poderiam talvez ajudar a regenerar a vida aqui na Terra, seria realmente importante".

Aos 46 anos, Elon Musk é um dos empresários inovadores com mais sucesso nos Estados Unidos.

Outra das suas inovações para reduzir o custo dos voos espaciais, que visam levar seres humanos a Marte até 2024, é conseguir reutilizar os foguetões de propulsão, que voltam a Terra em perfeitas condições de reutilização.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+