Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeira trégua humanitária na Síria durou menos de cinco horas

27 fev, 2018 - 11:44

A Organização Mundial de Saúde indica que há, pelo menos, mil pessoas com necessidades urgentes de tratamento que estão retidas em Ghouta.

A+ / A-
Primeira trégua humanitária na Síria durou menos de cinco horas
Primeira trégua humanitária na Síria durou menos de cinco horas

Os combates regressaram a Ghouta Oriental, na Síria, na manhã desta terça-feira, e, até ao momento, nenhum civil foi retirado do enclave.

A primeira trégua humanitária não chegou a durar cinco horas. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos e as Nações Unidas alegam mesmo que o cessar-fogo decretado pela Rússia nunca chegou a ser cumprido.

Há relatos que dão conta de dois ataques aéreos esta manhã, uma informação entretanto desmentida pelas forças sírias.

Enquanto isso, Moscovo acusa os rebeldes de prosseguirem os combates numa das vias de evacuação de civis, impossibilitando a acção humanitária. Responsáveis da OMS, citados pela agência Reuters, reconhecem que estão ainda reunidas as condições de segurança para proceder à evacuação de doentes e feridos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) fala de, pelo menos, mil pessoas com necessidades urgentes de tratamento que estão retidas.

Fontes militares russas, citadas pela Reuters, indicam que os rebeldes sírios estarão a impedir a população de abandonar Ghouta e há relatos de reféns entre os civis.

Não é ainda claro se a trégua está, de facto, a ser cumprida do lado das forças armadas sírias.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nuria
    27 fev, 2018 Lisboa 15:05
    Entao quem é q não deixa sair a população civil não implicada nas guerras dos diferentes grupos. Os celebres escudos humanos dao muito jeito para propaganda Anti-Assad.A cruz vermelha e outras organizações são mal vistas por Assad e Russia por suspeita de infiltrados que irao ajudar rebeldes etc.

Destaques V+