Tempo
|
A+ / A-

Entrou em vigor a trégua humanitária na Síria

27 fev, 2018 - 08:32

Os "corredores humanitários" diários vão permitir a retirada de civis de Ghouta Oriental.

A+ / A-

Uma trégua humanitária de cinco horas anunciada pela Rússia entrou esta terça-feira em vigor na Síria, incluindo no leste de Ghouta, um enclave rebelde que nos últimos dias foi alvo de bombardeamentos, que fizeram mais de 560 mortos.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) relata uma noite calma e, segundo Moscovo, foi registado algum fogo de artilharia antes da entrada em vigor do armistício.

O Presidente da Rússia ordenou na segunda-feira a instauração de uma "trégua humanitária" diária em Ghouta Oriental.

O governante russo afirmou que serão criados "corredores humanitários" para permitir a retirada de civis de Ghouta Oriental, onde os ataques de artilharia do regime sírio causaram na segunda-feira a morte a 17 civis, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH).combatem o regime de Bashar al-Assad, foi votada, por unanimidade, pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, no sábado.

A resolução pediu um cessar-fogo "sem demora" para permitir a ajuda humanitária durante um mês.

Desde o início dos ataques de Damasco contra Ghouta Oriental, a 18 de fevereiro, morreram pelo menos 521 civis, segundo os números divulgados pelo observatório sírio dos direitos humanos.

Síria: A ordem de cessar-fogo da ONU não foi respeitada. A da Rússia será?
Síria: A ordem de cessar-fogo da ONU não foi respeitada. A da Rússia será?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+