Tempo
|
A+ / A-

Guatemala segue EUA e reconhece Jerusalém como capital de Israel

25 dez, 2017 - 09:05

Presidente Jimmy Morales confirmou essa alteração através da rede social Facebook.

A+ / A-

O Presidente de Guatemala anuncia que o país vai transferir a embaixada que tem em Telavive para Jerusalém, no seguimento da aliança com os Estados Unidos, que reconheceram esta última cidade como capital de Israel.

"Querido povo de Guatemala, conversei hoje com o primeiro-ministro de Israel, Benjamín Netanyahu, e falámos das excelentes relações que temos tido enquanto nações desde que a Guatemala apoiou a criação do Estado de Israel", diz Jimmy Morales, numa publicação na rede social Facebook.

O Presidente acrescenta que, nessa conversa, "um dos temas de maior relevância foi o retorno da embaixada de Guatemala a Jerusalém".

"Por isso, informo que dei instruções à 'chanceler' para iniciar os devidos procedimentos para que assim seja. Deus vos abençoe", refere Jimmy Morales.

Guatemala, Honduras, Islas Marshall, Micronesia, Nauru, Palau e Togo aliaram-se aos Estados Unidos para reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Trump anunciou a 6 de Dezembro que os Estados Unidos reconhecem Jerusalém como capital de Israel e que vão transferir a sua embaixada de Telavive para Jerusalém, contrariando a posição da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos países europeus, árabes e muçulmanos, assim como a linha diplomática seguida por Washington ao longo de décadas.

A questão de Jerusalém é uma das mais complicadas e delicadas do conflito israelo-palestiniano, um dos mais antigos do mundo.

Israel ocupa Jerusalém oriental desde 1967 e declarou, em 1980, toda a cidade de Jerusalém como a sua capital indivisa.

Os palestinianos querem fazer de Jerusalém oriental a capital de um desejado Estado palestiniano, coexistente em paz com Israel.

Jerusalém é considerada uma cidade santa para cristãos, judeus e muçulmanos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadão
    25 dez, 2017 Planeta Terra 23:20
    Aliados, ponto e vírgula!!! Estes EUA são os mesmos, que quando Portugal incluia terras e povos de várias cores, nos atacaram armando e financiando a UPA em Angola. Ainda antes dos marxistas-leninistas da URSS apoiarem o MPLA. Não se esqueça que é Português.
  • Carlos couto
    25 dez, 2017 Miami, Florida 09:41
    Se em geral todos concordam com dois Estados, O Palestiniano e o Israelita a viverem lado a lado qual e o problema de os dois partilharem Jerusalem como capital sendo esta ja uma cidade separada e partilhada pelos dois? Apenas a idiologia e a subserviencis a interesses dos politiquecos que usurparam o poder e nos imposeram este Fascismo partidario em que vivemos pode esplicar esta atitude . Porque e que Portugal nao se absteve numa votacao na ONU que nao tinha nem tem qualquer efeito legal ou vinculativo e votou contra um aliado? Agora se Donald Trump abandonar para sempre a base dos Acores venham chorar e bradar aos ceus o aumento se desemprego criado pelos politicos fracos e subservientes mais interessados em agradar a interesses e ideologias que sao contra todos nos e nos chamam ate infieis! Sera porque a esquerdalha que nos (des)governa e na maioria ateista e contra o Cristianismo? Para ja, E ainda bem o ano comeca com o corte de 285 milhoes de dollares no total pago pelos Estados Unidos ha ONU ( os EUA pagam 22% das despesas anuais desta geringonca ) Sinceramente espero que Donald Trump faca mais uma vez o que nenhum presidente teve a coragem de fazer ate hoje ou seja simplesmente cortar apoios financeiros e retirar todas as tropas de paises que constantemente estao contra os EUA.

Destaques V+