Tempo
|
A+ / A-

Migrantes. ONU pede maior controlo nas redes sociais para evitar casos de escravidão

08 dez, 2017 - 14:15

Agência das Nações Unidas apela à uma responsabilidade das empresas.

A+ / A-

A agência da ONU para as Migrações apelou “aos gigantes das redes sociais” para controlarem as suas plataformas, que estão a ser usadas por contrabandistas para contratarem migrantes para a Líbia, onde depois são aprisionados, torturados e escravizados.

A Organização Internacional das Migrações (OIM) diz que estas redes de contrabando estão a usar o Facebook, para contactar migrantes com falsas promessas, alertou o porta-voz em conferência de imprensa.

Quando os trabalhadores são alvo de tortura, os contrabandistas enviam vídeos às famílias, através de outra rede social, o WhatsApp.

“Chegou a altura das empresas com grandes plataformas nas redes sociais de terem uma maior responsabilidade, pois estão a ter um papel fulcral nas vidas da população mais jovem da África Ocidental”, afirmou Leonard Doyle.

Desde 2014, milhares de migrantes tentaram atravessar o Mediterrâneo e alcançar a Europa, mas muitos morreram no caminho ou ficaram nas mãos dos contrabandistas.

Em Novembro, a CNN e a revista “Newsweek” revelaram que a crise dos migrantes e refugiados está a transformar a Líbia num mercado de escravos, em pleno século XXI. Há pessoas oriundas da África subsaariana a serem leiloados por 400 dólares (cerca de 340 euros), caso não consigam pagar o resgate exigido pelas redes de tráfico.

Estes grupos, em vez de garantirem a entrada dos migrantes em solo europeu, exploram-nos ao limite para fazer mais algum dinheiro.

O último balanço da Organização Internacional para as Migrações (OIM) revela que este ano já chegaram à Europa mais de 164 mil migrantes, por mar, e 3.086 pessoas estão dadas como mortas ou desaparecidas.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    08 dez, 2017 évora 18:25
    ... em Portugal ainda à pouco tempo em Évora foram condenados por escravidão a pessoa Portuguesa uns tipos e ainda à pouco foram encontrada uma rede em Portugal de escravidão no trabalho . Ou melhor , escravizar em Portugal é hoje comum porque os descendentes daqueles que escravizavam em África foram por autoridade dos pais ensinados a escravizar hoje para terem as regalias e sucesso empresarial . O que falta é investigação , pois apanham uma gota num oceano macabro de gente açoitada por gente que devia estar em prisão perpétua .

Destaques V+