Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump. Tiroteio no Texas é um "problema de saúde mental"

06 nov, 2017 - 10:08

O autor do massacre era um antigo militar, de 26 anos, afastado depois de uma condenação por violência doméstica.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente norte-americano afirmou que o tiroteio no Texas, onde morreram 26 pessoas, não evidencia problemas relacionados com o acesso a armas de fogo, mas sim que o autor do ataque tinha problemas mentais.

“Este é um problema de saúde mental ao mais alto nível. Não se trata de uma questão ligada às armas”, declarou Donald Trump numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em Tóquio.

A reacção surge horas depois de, no domingo, um homem armado ter abatido a tiro 26 pessoas. Dezenas de pessoas ficaram feridas neste ataque a uma igreja baptista no estado do Texas, tendo sido depois abatido.

Trump acrescentou que “felizmente havia alguém com uma arma que disparou em sentido contrário. Caso contrário, poderia ter sido muito pior”, referindo-se aos relatos que dão conta que um residente pegou numa arma e disparou contra o atirador, o que o terá obrigado a largar a arma e a fugir do local num veículo.

“Este acto diabólico ocorreu quando as vítimas e as suas famílias estavam num local sagrado”, sublinhou.
Tiroteio em igreja no Texas faz pelo menos 26 mortos
Tiroteio em igreja no Texas faz pelo menos 26 mortos

Atirador é um ex-militar

O atirador foi identificado como sendo Devin Kelley, um antigo militar de 26 anos, afastado depois de uma condenação por violência doméstica. As autoridades desconhecem ainda as suas motivações.

Kelley estava armado com uma espingarda de assalto e vestia um colete à prova de bala.

Depois do ataque, fugiu de carro mas acabou por se despistar e foi encontrado morto com ferimentos de bala. No interior do veículo foram encontradas várias armas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ferreira
    06 nov, 2017 dequalquerparte 14:50
    Oh MMM Mas não achas que esta comparação é um bocado parva. Porque é que estás a comparar alhos com bugalhos. Isto não impede que os muçulmanos não sejam terroristas por aquilo que fazem. Eles são formatados para isto desde de crianças, para odiarem e matarem infieis em nome das virgens, obedecem a um líder com os mesmos objetivos. Este caso, embora este monte de mer- não se distingua dos terroristas, fê-lo por si, como aqueles que matam nas escolas. são mentes distorcidas, não sei se é porque passam a vida em jogos de atirar a matar e depois confundem a realidade com a fantasia, ou se é porque estão revoltados com algo, se é porque estão possuídos pelo diabo. Encontra-se muito destes atrasados na américa. Mas isto não é comparável com terrorismo, se bem quem o pratica tem um bocado de mer- em vez de cérebro. Porque é que vocês estão sempre a comparar as coisas quando estas em nada tem a ver. É claro, não passa de um ser desprezível ao mais alto nível como os terroristas, porque são iguais em cobardia e distúrbio. Mas um terrorista é um terrorista e animais como estes têm objetivos diferentes. Eh pá vocês parece que não fazem uso do cérebro. Quanto às armas, o pior perigo não é as armas mas sim os seres humanos. Mas sou da opinião que as armas deveriam ser mais restritas.
  • 06 nov, 2017 Portugal 12:51
    Se virmos bem, também o Daeche e a Alcaida são um problema de saúde mental! E já agora, não menos que a eleição do presidente dos EUA!
  • Zé Povinho
    06 nov, 2017 Alverca 12:26
    Os Americanos não precisão de inimigos, eles matam-se uns aos outros !
  • Maria
    06 nov, 2017 Porto 11:58
    Problemas de saúde mental nos EUA há muitos.... até ao mais alto nível. O pior é se todos vamos ter que pagar por isso.
  • Zé das Coves
    06 nov, 2017 Alverca 11:57
    Não precisão de terroristas, matam-se uns aos outros !!!
  • Rodrigo
    06 nov, 2017 ponte da barca 11:53
    Espero do fundo do meu coracao que isto aconteca mais vezes e que mais gente morra inocentemente.
  • Antonio
    06 nov, 2017 Mirandela 11:42
    Estou plenamente de acordo....é um caso de demência do Presidente TRAMPA. O resto é terrorismo armado pelo ESTADO AMERICANO
  • MAMM
    06 nov, 2017 Lisboa 11:34
    Sr Trump Um americano que dispara indiscriminadamente sobre civis, num local sagrado, é um problema mental. Um árabe que mata indiscriminadamente civis é terrorismo. Em ambos os casos creio, como refere que não será um problema de armas, mas sim um problema de acesso fácil a elas e seguramente, um problema mental de autores de crimes desta natureza, razão pela qual não percebo porque não é este acto também classificado como terrorismo. Por outro lado, ainda bem que havia um civil armado que disparou em sentido contrário, civil esse que amanhã se tiver um problema mental, pode voltar a disparar, mas agora sem ser em sentido contrário. Lamentável o culto das armas na América e, pior, a facilidade com que se compra uma arma. Uma vez em NY quis comprar uma lanterna de leds, por sinal muito boa para usar em Portugal para lazer, faço caminhadas algumas nocturnas. Foi-me recusada a venda por causa da politica contra o terrorismo. Voltei à mesma loja 2 dias depois e outro funcionário, quiçá menos cumpridor, vendeu-me a lanterna, isto é um exemplo de que existem leis que proibem a venda de uma lanterna a um estrangeiro mas vende armas a torto e a direito a civis. Mais essa loja tem vendas online, o ano passado quis comprar pilhas para a lanterna, não as vendem para fora do país, presumo por causa da mesma lei.
  • vitor rodrigues
    06 nov, 2017 leiria 11:10
    Este Trump é mesmo deficiente "não evidencia problemas relacionados com o acesso a armas de fogo" , como é possível dizer isto :-(
  • Manuel Simao
    06 nov, 2017 Porto 10:49
    Gostaria de saber se é possível comprar misseis Stinger nos USA, e já agora, em que loja? Bilugágánhénhénhé.

Destaques V+