Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Puigdemont está proibido de sair da Bélgica

05 nov, 2017 - 22:56

Depois de um interrogatório de mais de cinco horas, ex-presidente do governo da Catalunha fica a aguardar a decisão das instâncias superiores, que terão 15 dias para decidir quanto ao mandado europeu de detenção pedido por Espanha.

A+ / A-
Puigdemont e quatro ex-ministros entregam-se à polícia belga
Puigdemont e quatro ex-ministros entregam-se à polícia belga

Carles Puidgemont e quatro ex-ministros catalães ficam em liberdade, mas não podem sair da Bélgica.

O ex-líder da Catalunha e os antigos ministros da Generalitat estiveram a ser ouvidos durante mais de cinco horas por um juiz, depois de se entregarem voluntariamente às autoridades belgas numa delegação do Ministério Público de Bruxelas.

Os cinco (Puigdemont, Meritxell Serret, Toni Comín, Lluís Puig e Clara Ponsantí) ficam a aguardar a decisão das instâncias superiores que terão 15 dias para decidir quanto ao mandado europeu de detenção pedido por Espanha.

O juiz belga tinha três opções: ou recusava aceitar a ordem europeia de detenção (pedida pela justiça espanhola), aceitava a ordem e mantinha detidos os cinco políticos catalães ou deixava-os em liberdade condicional, o que acabou por acontecer.

O magistrado belga tinha até às 9h17 horas segunda-feira (8h17 em Lisboa) para tomar uma decisão, ou seja 24 horas desde que Puigdemont e os outros ex-membros do governo regional catalão se entregaram à polícia federal de Bruxelas, hoje de manhã.

No dia 2, o Ministério Público espanhol tinha pedido à Audiência Nacional para emitir um mandado europeu de detenção contra Carles Puigdemont, que se encontra na Bélgica desde o início da semana passada.

Oito ex-conselheiros, incluindo o antigo vice-presidente da Generalitat, Oriol Junqueras, ficaram em prisão preventiva, após terem comparecido perante a Audiência Nacional no dia 2.

O Supremo Tribunal espanhol decidiu colocar seis deputados regionais, entre eles a presidente do parlamento da Catalunha, Carme Forcadell, em vigilância policial até à próxima quinta-feira, dia 9, quando voltarem a ser ouvidos pelo tribunal.

O parlamento regional da Catalunha aprovou no dia 27 de Outubro a independência da região, numa votação sem a presença da oposição, que abandonou a assembleia regional e deixou bandeiras espanholas nos lugares que ocupava.

No mesmo dia, o executivo de Mariano Rajoy, do Partido Popular, apoiado pelo maior partido da oposição, os socialistas do PSOE, e pelo Cidadãos, anunciou a dissolução do parlamento regional, a realização de eleições em 21 de Dezembro próximo e a destituição de todo o governo catalão, entre outras medidas, no âmbito da aplicação do artigo 155.º da Constituição, inédita na história da democracia espanhola.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Al
    06 nov, 2017 Adelaide 00:39
    Imagina so se fosse o Mr. Trump a mandar prender este "camarada" ???
  • Antonio Leonel Costa
    05 nov, 2017 Feijó 23:12
    Ótimo, ainda bem que tem de estar na Bélgica onde os Espanhóis não podem ir prendê-lo e tem de haver eleições e se eles ganharem outravez quero ver o que a Direita Espanhola pode fazer. Mais nada de que não ser negociar como deviam ter feito. Mesmo que não tenham a maioria absoluta e apenas a maioria relativa o Governo Espanhol não pode ignorar a vontade de um Povo que sempre foi independente e quer ser independente assim como os Bascos. Façam como a Grãbretanha com nações e Povos independentes, emendem a constituição que já é tempo.

Destaques V+