Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catalunha. Demitiu-se um dos ministros regionais

26 out, 2017 - 22:20

Santi Vila defendia eleições antecipadas e a necessidade de evitar declaração de independência.

A+ / A-

O 'conseller' (ministro regional) com a pasta da Indústria do governo regional catalão, Santi Vila, demitiu-se em desacordo com a decisão do presidente Carles Puigdemont de deixar para o Parlamento regional uma eventual declaração de independência.

"Demiti-me. As minhas tentativas de diálogo fracassaram novamente. Espero ter sido útil, até ao último minuto, ao presidente [Carles Puigdemont] e aos catalães", disse o 'conseller' de Empresa e Conhecimento.

Nos últimos dias -- e entre muitos rumores de que estaria prestes a demitir-se - Vila foi uma das vozes mais fortes no governo regional a favor de uma convocatória de eleições antecipadas e da necessidade de evitar uma declaração de independência.

Santi Vila era o 'conseller' mais moderado do Governo regional catalão e entrou para o lugar em Junho, em substituição de Jordi Baiget, que tinha sido destituído após ter expressado em público dúvidas sobre a realização do referendo a 1 de Outubro.

Na sequência do referendo e das posições do governo regional, mais de 1.300 empresas catalãs mudaram a sede social ou fiscal para outras regiões de Espanha, um êxodo com consequências ainda por calcular para a economia catalã.

Carles Puigdemont pôs hoje de parte a hipótese de convocar eleições antecipadas na Catalunha para travar as medidas que o Governo de Madrid se prepara para ver aprovadas no Senado para restaurar a legalidade na região.

O presidente regional acabou por fazê-lo após demonstrações públicas contra si protagonizadas pelos independentistas e depois de alguns deputados do seu partido, o Partido Democrático Europeu da Catalunha (PDeCAT), se terem demitido.

Dois deputados do PDeCAT no Parlamento catalão anunciaram a saída do partido, em protesto contra a eventual decisão do presidente do governo regional, tal como dava conta a imprensa catalã e madrilena de hoje.

Puigdemont acabaria por recuar nessa ideia, mas pelo menos o autarca de La Seu d'Urgell (Lleida), Albert Batalla, e o deputado Jordi Cuminal apresentaram mesmo a decisão.

Anterior responsável da Convergência Democrática da Catalunha (CDC, antecessora do PDeCAT) e do executivo anterior, liderado por Artur Mas, Cuminal divulgou uma mensagem semelhante: "Não partilho a decisão de ir a eleições. Renuncio ao meu lugar de deputado e saio do PDeCAT".

O PDeCAT integra, juntamente com a ERC (Esquerda Republicana Catalã), e outros partidos, a coligação Junts pel Sí (JxSí), que apoia o governo catalão no parlamento regional.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+