Tempo
|
A+ / A-

Tusk pede à Catalunha para não fazer nada que "impeça o diálogo"

10 out, 2017 - 14:59

O presidente do Concelho Europeu também pediu a Mariano Rajoy para "procurar uma solução sem usar a força".

A+ / A-

O presidente do Conselho Europeu pediu à Catalunha para não declarar independência e deixou um apelo ao presidente do Governo Regional, Carles Puigdemont, para que não tome qualquer decisão que "impeça o diálogo".

Em declarações feitas a poucas horas de Puigdemont falar ao parlamento catalão, onde se espera que declare a independência unilateral da Catalunha, Donald Tusk pediu respeito pela constituição espanhola, advertido que uma eventual saída da Catalunha não traria benefícios para ninguém.

"Eu peço-lhe para respeitar, nas suas intenções, a ordem constitucional e para não anunciar uma decisão que torne o diálogo impossível", defendeu Tusk, esta terça-feira, num discurso, em Bruxelas. Para o presidente da Comissão Europeia a diversidade não deve ser motivo de conflito, mas entende que "as consequências seriam más para os catalães, para a Espanha e para toda a Europa".

"Peço-lhe a si, como membro de uma minoria étnica e regionalista. Como um homem que sabe o que é ser atingido por um bastão policial. Como alguém que entende os argumentos de todos os lados", disse Donald Tusk, recordando a sua experiência em conflitos com a polícia durante os anos 80, que usava a força para afastar manifestantes anticomunistas na Polónia.

Mas nem todas as palavras foram dirigidas a Puigdemont. "Procure uma solução sem usar a força. A força dos argumentos é sempre melhor", pediu Tusk, referindo-se aos conflitos com a polícia.

"Não comece nada que seja irreversível", pede governo espanhol

Também o porta-voz do governo espanhol, Iñigo Mendez de Vigo, apelou a Carles Puigdemont "sensatez".

"Quero pedir ao senhor Puigdemont que não comece nada que seja irreversível, que não inicie um caminho sem retorno, que não faça nenhuma declaração unilateral de independência e que regresse à legalidade, que volte ao diálogo no Parlamento da Catalunha", disse o também ministro da Educação de Rajoy.

Méndez de Vigo acrescentou que uma declaração de independência seria também "um fracasso da Europa", recordando que a União Europeia deixou claro que não reconhecerá uma Catalunha independente.

Para ao ministro espanhol, a fuga de empresas a que a Catalunha assistiu nos últimos dias é exemplo da falta de confiança que as empresas têm no governo catalão.

[Notícia corrigida às 19h07]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rodrigo
    10 out, 2017 17:35
    Donald Tusk é o Presidente do Conselho Europeu, não da Comissão Europeia. O Presidente da Comissão é Jean-Claude Juncker.
  • João Esteves da Fons
    10 out, 2017 Portimão 16:20
    Presidente do Conselho Europeu e não da Comissão Europeia.

Destaques V+