Tempo
|
A+ / A-

EUA não vão assinar Tratado de Proibição de Armas Nucleares

06 out, 2017 - 22:20

"Este tratado não tornará o mundo mais pacífico”, garante porta-voz do departamento de Estado norte-americano.

A+ / A-

Os Estados Unidos "não assinarão" o Tratado de Proibição de Armas Nucleares defendido pela organização laureada com o prémio Nobel da Paz, mas reafirmaram o seu compromisso em "criar as condições para um desarmamento nuclear".

"Este tratado não tornará o mundo mais pacífico, não conseguirá que seja destruída nem uma arma nuclear e não reforçará a segurança de qualquer Estado", declarou um porta-voz do departamento de Estado norte-americano, citado pela agência de notícias francesa AFP.

Embora o texto proposto pela Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares (ICAN) tenha já sido assinado, em julho deste ano, por 122 Estados, e considerado pela comunidade internacional "um tratado histórico", o porta-voz sublinhou que ele não é apoiado por nenhum dos nove países detentores da bomba atómica.

O Comité Nobel norueguês baseou a decisão no trabalho feito pela ICAN - uma coligação internacional de organizações não-governamentais - no sentido da eliminação de armamento nuclear no mundo, numa altura em que a questão está no centro de tensões internacionais dos Estados Unidos com o Irão e com a Coreia do Norte.

Em relação à Coreia do Norte, a espiral dos ataques verbais de Washington em reação a testes nucleares e balísticos de Pyongyang demonstra que a estratégia do Presidente norte-americano, Donald Trump, não passa por assinar tratados de não proliferação nuclear.

A reacção dos Estados Unidos ao anúncio do laureado com o Nobel da Paz frisa o alcance essencialmente simbólico do tratado, quando Trump se prepara também para, a 15 de outubro, ir dizer ao Congresso que o Irão "não está a respeitar o espírito do acordo" sobre o seu programa nuclear, concluído em 2015 com seis potências internacionais (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido, Alemanha e França).

As restantes potências consideram que Teerão está a cumprir o acordo, que submete o país a um regime de vigilância apertada das suas instalações nucleares para garantir a natureza exclusivamente pacífica do seu programa nuclear, em troca do levantamento progressivo das sanções económicas que lhe foram impostas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+