Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quase 600 mil pessoas deixaram a Birmânia

02 set, 2017 - 17:31

A violência começou depois do ataque de 25 de Agosto. Os “rohingya” têm sido os mais afectados.

A+ / A-
Quem são os rohingya, que fogem aos milhares de Myanmar?
Quem são os rohingya, que fogem aos milhares de Myanmar?

Cerca de 600 mil pessoas, sobretudo da maioria muçulmana 'rohingya', fugiram da Birmânia para o Bangladesh nos últimos dias, devido aos combates entre o exército e a rebelião no noroeste do país, anunciou a ONU.

"O número estimado é 58.600, segundo várias agências humanitárias, e vai continuar a aumentar", disse uma porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), Vivian Tan.

Na sexta-feira, a ONU tinha avançado uma estimativa de 38 mil refugiados chegados ao Bangladesh numa semana, período durante o qual os combates fizeram mais de 400 mortos.

A violência começou depois do ataque de 25 de Agosto contra três dezenas de postos da polícia pela rebelião, o Exército de Salvação do Estado Rohingya (Arakan Rohingya Salvation Army, ARSA), que defende os direitos dos 'rohingya'.

Mais de um milhão de 'rohingyas' vivem no estado de Rakhine (antes Arakan), no noroeste da Birmânia, sendo considerados como estrangeiros e discriminados e perseguidos há décadas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+