Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vídeo do Estado Islâmico faz novas ameaças a Espanha

24 ago, 2017 - 11:07

O grupo terrorista celebra os ataques na Catalunha e pede vingança, invocando o tempo da inquisição.

A+ / A-

“A jihad não tem fronteiras.” Um vídeo do autodenominado Estado Islâmico ameaça Espanha com novos ataques. Na gravação, que está a ser divulgada pelo jornal "El País", o grupo terrorista celebra os últimos ataques na Catalunha e glorifica o autor, Younes Abouyaaqoub.

“Aos cristãos espanhóis: não se esqueçam do sangue derramado dos muçulmanos da Inquisição espanhola. Vamos vingar o vosso massacre e o que estão a fazer agora com o Estado Islâmico”, diz, em castelhano, um dos jihadistas identificado como Abu Lais Al Qurdubi.

O Estado Islâmico promete, uma vez mais, o regresso do califado à Península Ibérica. “Al Andalus [nome dado no século VII quando estava sob o domínio do Califado Omíada] voltará a ser o que era, terra do califado”.

“Que Deus aceite o sacrifício dos nossos irmãos em Barcelona. A nossa guerra convosco irá durar até o fim do mundo “, diz um segundo homem, identificado como Abu Salman al Andalusi.

A gravação apela a quem não puder viajar até ao Estado Islâmico que ataque onde estiver, porque “a jihad não tem fronteiras”.

No final do vídeo, aparece um cartaz em árabe que diz: “A primeira gazw”, isto é, a primeira incursão militar na Espanha.

Na semana passada, Espanha foi alvo de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Cambrils, na Catalunha, que fizeram 15 mortos e 135 feridos. A lista de vítimas mortais do ataque em Barcelona incluiu duas portuguesas, uma de 74 anos, residente em Lisboa, e a sua neta, de 20.

Em Barcelona, o ataque ocorreu na quinta-feira à tarde, dia 17, nas Ramblas, uma avenida muito frequentada por turistas.

Na madrugada de sexta-feira, dia 18, cinco homens num automóvel atropelaram um grupo de pessoas em Cambrils, uma estância balnear a cerca de 100 quilómetros de Barcelona, fazendo um morto e cinco feridos.

Os dois ataques foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tolerância zero
    25 ago, 2017 23:11
    Que venha uma nova inquisição por toda a Europa e limpe de vez com esta espécie do nosso continente, é o desafio que eles nos fazem!
  • Liberdade
    24 ago, 2017 Porto 16:12
    Eles pata justificar a sua covardia inventam seja o que for. É tempo de os países fecharem as suas fronteiras e apertarem a vigilância. Esses jagunços decerto terão os dias deles contados. Às ameaças do ir de nada servem para ninguém. Se querem impor o medo escolhem as pessoas erradas. Os cabecilha escondem se e mandam os seus lacaios ameaçando os. Os financiamentos acabando sempre quero ver. Os seus seguidores não pode haver piedade. Ligar-lhe não é solução. Perguntem aos familiares das vítimas o que faziam. Metano nos numa praça pública com uns cartazes. Eu sou terrorista. Depois vêm como é feita justiça. Solta-los. Essa está mesmo boa. Não tomem medidas mais drásticas e depois queixem-se.
  • DR XICO
    24 ago, 2017 LISBOA 15:39
    Ainda há quem ache graça e faça disto noticia. Não seria melhor todos os estados ocidentais bloquearem todos os sites e blogs do isis ou deste criminosos. Os servidores conseguem bloquear os SITES que transmitem jogos e não conseguem estes porquê? Até parece que isto dá € à comunicação social e é uma galinha dos ovos de oiro
  • Alberto Sousa
    24 ago, 2017 MONTIJO 15:14
    Então, e antes dos árabes existirem na peninsula, e antes do Islão existir, Não tinham estado por cá, Os Fenicios, Os Gregos, Os Cartagineses , Os Romanos Os Suevos, Os Visigodos, e no nosso caso os Lusitanos? Que razão lhes assiste, para dizerem que a peninsula pertence ao Califado? Promessas! Só promessas!!!! . Temos "mezinha" infalivél. Há cá umas balas de conserva, em sangue de porco, á vossa espera. Quem se quer habilitar? Adeus mártires, Adeus paraíso, Adeus virgens. O vosso lugar é no inferno. Escumalha ordinária. O Deus que voçês veneram, não é um Deus de Paz, Amor, e Concordia. É um Deus de ódio e de vingança. Odioso é o vosso Deus. Nunca poderia venerar, tal Deus. Que Deus pede para trucidar inocentes?. Isso, Significa barbárie. Não nos vencerão por medo!"!!!!!
  • Alberto Sousa
    24 ago, 2017 MONTIJO 14:32
    Promessas! Só promessas!!!! . Temos "mezinha" infalivél. Há cá umas balas de conserva, em sangue de porco, á vossa espera. Quem se quer habilitar? Adeus mártires, Adeus paraíso, Adeus virgens. O vosso lugar é no inferno. Escumalha ordinária. O Deus que voçês veneram, não é um Deus de Paz, Amor, e Concordia. É um Deus de ódio e de vingança. Odioso é o vosso Deus. Nunca poderia venerar, tal Deus. Significa barbárie. Não nos vencerão por medo!"!!!!!
  • Ângela Veloso
    24 ago, 2017 Lisboa 14:06
    A fotografia do chamado terrorista Abu Laís Al Qurdubi é falsa e evidentemente uma montagem feita em algum estúdio de cinema de Hollywood. Esta ideia que o ISIS invoca os tempos da inquisição para realizar mais operações de terrorismo é apenas mais um modo de meter medo à comunidade de espanhóis e portugueses. Existe algo por detrás destes ataques, como as novas medidas de segurança e reforço das polícias, como também a venda de câmaras de video vigilância nas grandes cidades. Os EUA precisam de dinheiro para pagar o seu enorme buraco financeiro, devido aos esquemas de pirâmide realizados entre Wall Street e Washington.
  • Antpnho
    24 ago, 2017 Porto 12:53
    Por fim deve ter dito, obrigado "El Pais" porque mais não conseguimos fazer,, ou não?
  • Marco Visan
    24 ago, 2017 Lisboa 12:47
    Alguém já percebeu como este anúncio é uma enorme mentira? O próprio atentado das Ramblas tem parte de realidade e outra parte de ficção. A parte da ficção está entre os actores convidados para falar acerca do atentado que também aparecerem em Manchester e no atentado da ponte de Londres. O próprio acidente que acabou com a vida de duas portuguesas está movido de suspeição e segredo. Sabemos que a portuguesa de 20 anos morava em Londres e que a sua avó morava em Lisboa. As duas decidiram passar uns dias em Barcelona, afim de comemorar o aniversário da avó, altura em que sucedeu o ataque da carrinha (que nenhum turista terá filmado). É estranho como um ataque destes não é filmado por videos amadores, estando tantos e tantos turistas munidos com telemóveis e «iphones» que filmam tudo e em qualquer momento. Apenas temos uma fotografia publicada da jovem falecida (no Correio da Manhã) e um velório decorrido em Cascais, apenas com uma estação de televisão a filmar a entrada e saída de convidados durante breves momentos. Nada temos em relação a amigos e familiares que conheciam as vítimas. É estranho que um país tão ligado aos seus vivos, como aos seus mortos (basta ver como foi tratado o funeral do piloto de helicóptero) não tente mais saber sobre os parentes destas duas vítimas. É tudo estranho e com um ar de ficção que parece vindo de algum estúdio de Hollywood.
  • Teresa
    24 ago, 2017 12:39
    E como é que os reis de Espanha e Portugal resolveram este problema no passado?
  • José Saraiva
    24 ago, 2017 Viseu 12:34
    e Portugal?...os fogos de verão estão á acabar....é preciso NOTÍCIAS!

Destaques V+