Tempo
|
A+ / A-

Sorrisos e elogios mútuos dominam primeiro encontro entre Trump e Putin

07 jul, 2017 - 15:53

À margem do encontro do G20, em Hamburgo, os dois Presidentes encontraram-se pessoalmente pela primeira vez. Trump promete "coisas muito positivas".

A+ / A-
Trump encontra Putin. "É uma honra estar consigo"
Trump encontra Putin. "É uma honra estar consigo"

Veja também:


Os Presidentes dos Estados Unidos da América (EUA) e Rússia encontraram-se esta sexta-feira pela primeira vez em Hamburgo, na Alemanha, à margem da cimeira dos 20 países mais ricos do mundo (G20).

Donald Trump e Vladimir Putin elogiaram-se mutuamente após o encontro com o americano a dizer-se honrado por ter estado com o seu congénere russo.

“Putin e eu temos tido umas conversas muito, muito boas. Agora vamos falar outra vez e obviamente isso vai continuar. Temos a expectativa de que aconteçam coisas muito positivas para a Rússia, para os Estados Unidos e para todos os envolvidos”, disse Trump aos jornalistas.

Vladimir Putin retribui as palavras simpáticas de Trump e disse que, apesar de os dois terem falado várias vezes ao telefone, isso nunca é suficiente. “Foi um gosto conhecê-lo pessoalmente”, afirmou.

O primeiro aperto de mão entre Trump e Putin
O primeiro aperto de mão entre Trump e Putin

Os dois líderes encontram-se na Alemanha para participar no encontro do G20, que decorre em Hamburgo e que esta manhã foi marcado por alguns protestos violentos.

Carros queimados e protestos violentos no início da cimeira do G20
Carros queimados e protestos violentos no início da cimeira do G20

O encontro entre Trump e Putin surge numa altura em que as relações entre os dois países estão marcadas por acusações de interferência russa nas eleições americanas e de outras ingerências na vida política em Washington.

Antes de viajar para Hamburgo, Trump esteve na Polónia onde falou várias vezes da Rússia, criticando a sua interferência noutros países, nomeadamente na Ucrânia e elogiando os polacos como aliados do Ocidente contra Moscovo.

O secretário de estado norte-americano Rex Tillerson confirmou que no encontro entre ambos os líderes falaram sobre a alegada ingerência russa nas eleições norte-americanas de 2016.

“Tiveram uma robusta troca de argumentos sobre esta matéria”, referiu Tillerson à margem da reunião do G20.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, “o Presidente pressionou o Presidente Putin, mais do que uma vez, sobre um alegado envolvimento da Rússia. O Presidente Putin negou esse envolvimento, tal como já tinha feito no passado”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • luis santos
    07 jul, 2017 coimbra 19:34
    é preferível vê-los em apertos de mão que ameaçarem-se com bombas e misseis. com a china,russia,usa,canada.australia,inglaterra e Alemanha juntos, o Mundo dormirá melhor...
  • 07 jul, 2017 aldeia 19:22
    Olha que dois.
  • Raul
    07 jul, 2017 Quebec 16:08
    Uma sala cheia de Hipocrisia , todos com o rei na barriga , julgam-se os donos do mundo , todos apaparicados , e protegidos por sistemas corruptos .

Destaques V+