Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Londres. 'Mayor' exige relatório do incêndio até ao Verão

15 jun, 2017 - 19:20

Sadiq Khan acrescenta que todas as torres de apartamentos vão ser inspeccionadas.

A+ / A-

O presidente da câmara de Londres, Sadiq Khan, exige a publicação, ainda "este Verão", do relatório preliminar sobre o incêndio de quarta-feira, no edifício Grenfell, na capital britânica, e não dentro de vários anos.

"Não nos podemos permitir esperar vários anos para ter respostas, por isso peço, hoje, que ainda este Verão se publique um relatório preliminar" sobre as causas do incêndio na torre Grenfell, na zona ocidental de Londres, que causou, pelo menos, 17 mortos.

Sadiq Khan referiu ainda que “o inquérito público vai querer apurar se a torre de apartamentos estava devidamente referenciada e se cumpria parâmetros de segurança”.

Acrescentou Khan que vão ser “feitas inspecções a todas as torres de apartamentos não só em Londres mas em todo o pais”. Precisamos de saber se estão seguras”.

As declarações do 'mayor' verificaram-se poucas horas depois de a primeira-ministra britânica, Theresa May, ter anunciado uma investigação oficial sobre o incêndio naquela torre residencial.

Khan disse ainda que as famílias afectadas têm de ter uma boa representação legal pública, durante a investigação oficial, que analisará se houve ou não negligência na manutenção do edifício.

Theresa May, que visitou hoje a zona da tragédia, disse, numa breve declaração à BBC, que "é necessário assegurar" que se investiga de forma adequada o que aconteceu, para se chegar às causas do incêndio.

A primeira-ministra disse ainda que é preciso "obter todas as respostas sobre o sucedido" e esclarecer as causas do fogo que começou na madrugada de quarta-feira na torre Grenfell, um edifício com 24 andares e 120 apartamentos localizado em North Kensington e onde viviam entre 400 e 600 pessoas.

A polícia de Londres elevou hoje para 17 o número de mortos no incêndio, encontrando-se ainda hospitalizadas mais de 30 pessoas, 17 das quais em estado crítico, segundo os serviços de emergência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+