Tempo
|
A+ / A-

Qatar. Publicada lista de pessoas e organizações ligadas a actividades terroristas

09 jun, 2017 - 02:45

Os quatro países signatários assinalaram 59 pessoas e 12 entidades qataris.

A+ / A-

A Arábia Saudita e os seus aliados, que cortaram relações diplomáticas com Doha, publicaram uma lista de pessoas e organizações alegadamente ligadas a actividades "terroristas" apoiadas, segundo dizem, pelo Qatar.

Os indivíduos e organizações constantes da lista "encontram-se ligados ao Qatar e estão ao serviço de um programa político suspeito do Qatar", indica uma declaração conjunta da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e do Bahrein -- países do Golfo vizinhos do Qatar -- e do Egipto.

Isto demonstra que o Qatar "afirma, por um lado, lutar contra o terrorismo, mas que, por outro, apoia, financia e abriga organizações terroristas", referem.

"Os quatro países acordaram catalogar 59 pessoas e 12 entidades", detalha o comunicado conjunto, em que afirmam que "não pouparão esforços" para as perseguir.

Esta lista contém pelo menos dois nomes já citados internacionalmente como financiadores do terrorismo e contra os quais o Qatar tomou medidas, de acordo com um relatório recente publicado pelo Departamento de Estado norte-americano.

Da lista fazem também parte indivíduos e grupos oriundos do Egipto, Bahrein ou da Líbia.

A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Egipto anunciaram sucessivamente na segunda-feira o corte de relações diplomáticas com o Qatar - num gesto seguido depois por outros países como Iémen e Líbia -, acusando-o de "apoiar o terrorismo" e de manter relações próximas com o Irão, num gesto que desencadeou a mais grave crise regional desde a guerra do Golfo, em 1991.

O corte de relações diplomáticas - complementado com uma série de medidas para isolar o país, como encerramento de fronteiras terrestres e do espaço aéreo e marítimo aos meios de transporte do país - culmina anos de tensões na aliança entre os produtores de petróleo do Golfo e reflecte uma irritação crescente dos países vizinhos com o apoio do Qatar a organizações que os outros Estados árabes consideram terroristas.

Esses países acusam Doha de ter ligações com "organizações terroristas e grupos sectários que procuram desestabilizar a região, entre os quais a Irmandade Muçulmana, o Daesh (acrónimo árabe do grupo autoproclamado Estado Islâmico) e Al-Qaeda".

O Qatar rejeita as acusações, classificando-as como "calúnias injustificadas", e garante que "está a lutar contra o terrorismo e o extremismo", enquanto a comunidade internacional tenta arranjar forma de pôr fim a esta crise diplomática.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel
    09 jun, 2017 Maputo 07:28
    O Qatar não é acusado de financiar o Daesh. O Qatar é acusado de financiar e apoiar facções xiitas e o Daesh tem apoio dos sunitas. É necessário rever as notícias antes de dar uma informação errada ou não confirmada para o público.

Destaques V+