Tempo
|
A+ / A-

Eleições no Reino Unido. O que promete Theresa May?

07 jun, 2017 - 21:00 • Filipe d'Avillez

Desde os planos para o Brexit até aos investimentos na educação e na saúde, saiba quais as promessas eleitorais daquela que provavelmente se manterá como primeira-ministra do Reino Unido.

A+ / A-
Reino Unido vai a eleições. Pode Corbyn estragar os planos de May?
Reino Unido vai a eleições. Pode Corbyn estragar os planos de May?

Veja também:


As sondagens variam bastante sobre os resultados das eleições britânicas de quinta-feira, mas há consenso sobre a vitória do Partido Conservador, pelo que Theresa May deve manter-se como primeira-ministra do Reino Unido.

Cinco grandes desafios

Theresa May aponta no seu manifesto cinco grandes desafios para o Reino Unido nos próximos anos. Estes são:

  • manter o crescimento económico;
  • garantir um Brexit ordenado sem ser à custa da divisão do Reino Unido;
  • a construção de uma “grande meritocracia”;
  • lidar com uma sociedade em envelhecimento, com justiça para os mais novos;
  • aproveitar a potência das inovações tecnológicas conjugando os direitos à segurança e à privacidade.

Brexit

No manifesto dos conservadores lê-se que mais vale não ter acordo do que ter um mau acordo. Theresa May pretende sair do mercado único e da união aduaneira, mas manter uma relação forte com a União Europeia, negociando novos acordos nesta área. Idealmente, para May, este acordo controlaria a imigração da União, mas garantiria os direitos de cidadãos europeus já residentes no Reino Unido e de britânicos na Europa. Por fim, em termos jurídicos, o direito europeu já existente seria convertido em lei britânica, com excepção da carta dos direitos fundamentais da União Europeia.

Impostos

Os conservadores prometem continuar a ser o partido que mantém os impostos o mais baixos possível e no manifesto dizem que querem reduzir os impostos para empresas e para famílias trabalhadoras.

Imigração

O partido de Theresa May pretende reduzir a imigração de 273 mil entradas por ano para 100 mil por ano, limitando mais duramente a imigração não-europeia.

Saúde

May promete aumentar a despesa com o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) em oito mil milhões de libras (9,2 mil milhões de euros) ao longo de cinco anos. Os cerca de 140 mil funcionários do NHS oriundos de países da União Europeia terão os seus lugares assegurados, mas prevê-se um aumento de vagas em Medicina para estudantes britânicos.

Educação

O manifesto conservador promete quatro mil milhões de libras (4,6 mil milhões de euros) de financiamento extra para escolas e diz que será feito um esforço para redireccionar subsídios, ajudando as famílias mais pobres.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Horacio
    08 jun, 2017 Lisboa 22:13
    Pouco ou nada interessa às eleições no Reino Unido . A Inglaterra e carta fora do baralho. Os ingleses jamais iam ser bons parceiros para nos ou qualquer outro bloco. Que vença o pior . E eles que se virem . Por mim era um extremely hard brexit . Ou pagavam bem caro para sair ou pagavam bem caro para exportar para a Europa . Ainda por cima exigia vistos ao ingleses para visitarem o continente. Os hooligans tinham que deixar um depósito de 500 euros que só seria devolvido na saída se tivessem se portado bem. Já chega de ver estes tipos andarem na contra mão e usarem um sistema de medida ultrapassado ( que enfiem os inches e furlongs ,shillings e guineas a onde o sol não brilha) .ja vão tarde.

Destaques V+