Tempo
|
A+ / A-

Egipto ataca alvos na Líbia após massacre de cristãos

26 mai, 2017 - 20:53

O ataque foi ordenado pelo Presidente egípcio. Numa declaração televisiva, Abdel Fattah al-Sisi lançou um aviso: Estados que apoiem o terrorismo serão castigados.

A+ / A-
Egipto ataca alvos na Líbia após massacre de cristãos
Egipto ataca alvos na Líbia após massacre de cristãos

O Egipto realizou esta sexta-feira ataques aéreos contra a Líbia. O alvo foram campos de treino dos atacantes que atingiram cristãos coptas.

O ataque foi ordenado pelo Presidente egípcio. Numa declaração televisiva, Abdel Fattah al-Sisi lançou um aviso: Estados que apoiem o terrorismo serão castigados.

Al-Sisi garantiu que o seu país "não vacilará em atacar campos de treino de terroristas", no Egipto ou no estrangeiro.

Segundo fonte militar, a força aérea egípcia realizou pelo menos seis ataques contra alvos perto de Derna, na parte oriental da Líbia.

O bombardeamento acontece horas depois de, pelo menos, 28 pessoas terem morrido no Egipto num ataque de homens armados a um autocarro que transportava cristãos coptas.

O atentado ocorreu na província de Minya, a sul do Cairo, e o autocarro dirigia-se ao mosteiro de S. Samuel, próximo da localidade de Al Adua.

Os cristãos coptas representam entre 10 e 12% da população egípcia e é em Minya que vive o maior número de fieis desta comunidade religiosa.

Em Abril, atentados contra duas igrejas coptas que causaram 45 mortos e foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O Papa já reagiu ao ataque desta sexta-feira contra cristãos no Egipto. Francisco mostra-se “profundamente entristecido ao saber do ataque bárbaro no centro do Egipto e da trágica perda de vidas e ferimentos causados por este acto de ódio sem sentido".

"Francisco expressa sua solidariedade sincera com todos os afectados por este violento ultraje”, lê-se no telegrama assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condenou o "odioso ataque" contra cristãos coptas no Egipto, numa mensagem enviada ao seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi.

Emboscada mata 26 cristãos coptas no Egipto
Emboscada mata 26 cristãos coptas no Egipto
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O. Cruz
    27 mai, 2017 Coimbra 00:47
    O presidente americano anda a vender armas ao país que dizem mais apoiar os terroristas!
  • Fernando Jorge
    26 mai, 2017 Matosinhos 23:30
    Tenho 73 anos, jamais vi este mundo tal como hoje o vemos. Tanta morte, para e porquê?, Hoje foram cristãos coptas, na 2ª.feira passada foram crianças, jovens, adultos, e até menos jovens. Que mal fazem as crianças, os jovens etc, que vão assistir uma festa, ver alguém que canta e também é jovem. Este mundo está pior do que seria possível imaginar. Quando param esta gente, que de gente humana nada tem. Deus não dorme, Deus está presente e assiste a tudo. Quando menos esta malvada gente contar, ELE fará justiça. Que Deus aceite no seu seio todos estes e outros inocentes, e console as famílias amigos e companheiros deste mártires.
  • Fim do genocidio
    26 mai, 2017 23:27
    Vejam lá se o Trump coloca a esquadra norte-americana do Pacífico em frente da Costa da Arábia Saudita e obrigar esse país a parar com o apoio aos terroristas do e- .islâmico e outros grupos terroristas, islamitas.A Arábia Saudita, não pode continuar impune, enquanto prossegue esta matança de inocentes, por todo o Mundo...
  • mara
    26 mai, 2017 Portugal 22:59
    Sou católica apostólica romana, mas aceito todas as confissões religiosas, e creio que quando se ama e respeita verdadeiramente a Deus e aos irmãos qualquer um de nós podemos chegar até Ele quer seja através do Pai- Nosso, ou simplesmente dizendo com fé e Amor meu Deus amo-vos com toda a minha alma e o meu coração, acho uma loucura combater quem não tem as ideias iguais às minhas, tal como acho uma loucura fazer guerra a quem não acredita na existência de Deus, como Crentes seja de que confissão religiosa for o que devemos fazer é pedir a Deus que lhes imprima no coração os Dons da Fé, Esperança e Caridade, assim vejo o verdeiro Amor a Deus que nos deu a vida, matar porque não tem as mesmas ideias que nós é monstruoso, é um acto indigno de quem diz amar a Deus, neste momento rogo a Deus coloque juízo na cabeça destes loucos.
  • Pinto
    26 mai, 2017 Porto 22:10
    Esses islamistas têm de ser destruídos.
  • alfa
    26 mai, 2017 porto 21:26
    Ó que acontece no Egipto, e em parte nos países onde se instalou a primavera arabe se deve a falta de conhecimento politico económico e religiosos dos inventores desta primavera, que em boa verdade foi travada a tempo no Egipto, senão o que acontecia, era neste país que teríamos sentido o maior foco de desestabilização no mundo arabe. Mesmo assim vamos aguardar para ver o que a Europa e o resto das nações no planeta Terra irão sofrer. No meu entender vai ser muito difícil acabar com este tipo de ataques nos próximos tempos.

Destaques V+