Tempo
|
A+ / A-

Presidente da Venezuela convoca assembleia constituinte

01 mai, 2017 - 21:58

Nicolas Maduro diz que o objectivo é resolver a crise política no país. Adversários falam numa tentativa do Presidente para afastar a oposição do parlamento.

A+ / A-

O Presidente da Venezuela anunciou esta segunda-feira a convocação de uma assembleia constituinte popular, com poderes para alterar a Lei Fundamental do país.

Nicolas Maduro diz que o objectivo é resolver a crise política no país, que está mergulhado num braço de ferro entre o Presidente e o parlamento controlado pela oposição.

"Convoco o poder constituinte original para alcançar a paz de que a República precisa, derrotar o golpe fascistas e deixar que o povo soberano imponha a paz, harmonia e verdadeiro diálogo nacional", declarou Maduro durante um encontro com apoiantes, em Caracas.

O Presidente venezuelano accionou um artigo da Constituição que permite reformar qualquer instituição pública, tal como fez o seu antecessor Hugo Chavez em 1999 depois de chegar ao poder.

A oposição considera que o anúncio de Maduro é uma tentativa para afastar de cena os seus adversários, que controlam a Assembleia Nacional.

"Confrontados com o anúncio do ditador de uma fraude constitucional da assembleia constituinte, o povo devem sair para a rua e desobedecer a esta loucura", apelou o líder da oposição Henrique Capriles.

O anúncio de eleições para uma nova Assembleia aconteceu depois de semanas de manifestações e graves confrontros nas ruas da Venezuela entre opositores e apoiantes do Presidente Nicolas Maduro.

Pelo menos 29 pessoas morreram e 400 ficaram feridas desde o início da vaga de manifestações, numa altura em que o país atravessa uma grave crise económica, política e social.

[notícia corrigida às 22h57 - Maduro não convoca eleições para nova assembleia, mas sim convoca assembleia constituinte]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alexandre
    02 mai, 2017 Lisboa 13:38
    O Presidente da República, Nicolás Maduro, propôs-se esta segunda-feira que as grandes missões sociais, assim como os direitos da juventude venezuelana, formem parte da Constituição da República Bolivariana de Venezuela. Este exortou, depois que o chefe de Estado convocara uma Assembleia Nacional Constituinte, para consolidar a paz e a estabilidade da República. Igualmente, ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE), as bases desta convocatória, para que o poder popular escolha, por voto directo, os constituintes que criam a nova Constituição. Mais democracia que isto é impossível.

Destaques V+