Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Egipto. Estado de emergência por três meses

09 abr, 2017 - 21:17

Abdel Fattah al-Sissi reage ao duplo atentado que fez mais de 40 mortos este domingo.

A+ / A-
Momento da explosão na igreja em Alexandria, no Egipto
Momento da explosão na igreja em Alexandria, no Egipto

O Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, anunciou um "estado de emergência por três meses", em consequência dos atentados à bomba contra duas igrejas copta este domingo, que fizeram, pelo menos, 43 mortos.

De acordo com a Constituição egípcia, o chefe de Estado tem agora uma semana para submeter a questão ao Parlamento, que terá que aprovar o decreto. O Parlamento egípcio é dominado por partidos afectos ao Presidente, que dirige o país com "mão de ferro" desde que destituiu em 2013 o seu antecessor islamista, Mohamed Morsi.

O Chefe de Estado anunciou a medida numa conferência de imprensa no palácio presidencial na cidade do Cairo, horas depois de dois ataques reivindicados pelo grupo radical Estado Islâmico.

"Há uma série de procedimentos que vão ser tomados, em primeiro lugar um estado de emergência de três meses", anunciou o Presidente, citado pela agência France Press, sublinhando que a medida se destinava a "proteger" e a "preservar" o país.

Dois atentados à bomba reivindicados pelo EI visaram duas igrejas coptas, fazendo um deles, pelo menos, 27 mortos na cidade de Tanta, e o segundo, pelo menos, mais 16 mortos em Alexandria, a três semanas de uma visita prevista do Papa Francisco ao país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+