Tempo
|
A+ / A-

Suécia reforça controlos nas fronteiras após ataque

07 abr, 2017 - 21:39

O primeiro-ministro sueco defende que o terrorismo e o ódio não vão vencer, nem mudar o estilo de vida do país.

A+ / A-
Câmara de vigilância capta momento do ataque na Suécia
Câmara de vigilância capta momento do ataque na Suécia

A Suécia reforçou os controlos nas fronteiras após o atentado com um camião, que provocou quatro mortos no centro de Estocolmo, anunciou o primeiro-ministro Stefan Löfven.

"Decidi reforçar os controlos nas fronteiras", declarou Löfven em conferência de imprensa na sede do Governo, enquanto a polícia indicava que continua a procurar o motorista do camião que também provocou 15 feridos ao investir sobre os transeuntes.

Stefan Löfven afirma que a Suécia está "unida na dor e na tristeza" após o ataque em Estocolmo.

O primeiro-ministro sueco defende que o terrorismo e o ódio não vão vencer, nem mudar o estilo de vida do país.

Este ataque ocorreu num país que tem sido relativamente poupado pela vaga de atentados, por vezes cometidos com recurso a veículos pesados, que se verifica na Europa desde há dois anos.

Desta vez, o camião, que tinha sido roubado, segundo a empresa proprietária, avançou sobre os peões, pouco antes das 13h00 locais (14h00 em Lisboa), ao longo da rua reservada para as pessoas mais frequentada da capital, Drottninggatan. A viatura acabou a marcha na montra de um grande armazém, Åhléns City, pero do cruzamento com uma artéria que tem muito trânsito, Klarabergsgatan.

Os feridos foram tratados no local por socorristas, segundo as imagens transmitidas pelas cadeias de televisão.

Segundo o jornal "Aftonbladet", um homem detido nos arredores de Estocolmo terá admitido ser responsável pelo atentado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • G
    08 abr, 2017 G 22:38
    Conversa de políticos... Dizem eles que o terrorismo e o ódio não vão vencer, nem mudar o estilo de vida do país. Ai não? Então para que estás a dizer que ides aumentar o reforço nas fronteiras? Não tendes medo? Bummmmmm, mais 20! Ainda não tendes medo? Bummmmm, Bummmmmmm, Mais 50! ( e por aí adiante...) Jesus Cristo disse para dar a outra face, não disse para dar o corpo todo!
  • António Costa
    08 abr, 2017 Cacém 00:07
    Se querem ganhar a guerra conta o ódio, comecem por não o ensinar às crianças. Não será um bom principio? Em Junho de 2015, a Tunísia, um país de dimensão "semelhante ao de Portugal" fechou 80 mesquitas. Só 80. Imaginem o que seria em Portugal 80 igrejas a apelar à violência e ao terror numa população crente e "habituada" a obedecer, sem discutir, às ordens recebidas!
  • al
    07 abr, 2017 adelaide 23:24
    E ca temos nos a mesma conversa de sempre depois dos atentados terroristas.... as mesmas "doces" palavras .... as mesmas justificacoes.... as mesmas desculpas..... as mesmas promessas que "eles" nao nos mudaram ..... coitados dos que morrem sem nada terem que ver com estes "negocios". Esta e a politica dos NICE GUYS - lindas conversas. muitas promessas. mas nada resolvem e nos ca vamos suportando estes terroristas que nao aceitam os nao "crentes"....>>>> e o Mundo continua .....

Destaques V+