Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Putin diz que alterações climáticas não são provocadas pela actividade humana

31 mar, 2017 - 00:15

Líder russo reforça que é impossível parar o aquecimento global.

A+ / A-

O Presidente russo afirma que as alterações climáticas eram imparáveis e não causadas pela actividade humana. Vladimir Putin aconselha os países a adaptarem-se ao aquecimento global.

Um dia depois de visitar o arquipélago Franz Josef Land, no Ártico, Putin afirma que os icebergues estão a derreter desde há décadas e sugere que o aquecimento global não se deve à actividade humana.

"O aquecimento já tinha começado nos anos 1930", avançou Putin, em comentários transmitidos radiofonicamente a partir de um fórum de Estados Árticos, realizado na cidade russa de Arkhangelsk.

"Foi quando não havia esses factores antropogénicos, como as emissões (de gases com efeito de estufa), que o aquecimento começou", desenvolveu.

Sobre o aquecimento global, o líder russo acrescenta também que "a questão não é pará-lo (...) porque é impossível, uma vez que pode ser associado a alguns ciclos globais na Terra ou até com significado planetário", apontando que "a questão é como fazer a adaptação".

Putin já saudou o aquecimento global, por facilitar o acesso a recursos naturais e a rotas de transporte, que não têm sido explorados ou utilizadas pelos custos proibitivos e pelas dificuldades de acesso.

Também já especulou que uma subida da temperatura média global em "dois ou três graus" poderia ser uma coisa boa para os russos, que deixariam de ter de usar vestuário com peles de animais.

Na quinta-feira, enquanto o seu homólogo finlandês, Sauli Niinisto, designou as alterações climáticas como "uma ameaça séria" para o Ártico, Putin contrapôs que, pelo contrário, estas trazem "condições mais propícias para usar esta região para fins económicos".

A Federação Russa está a aquecer a um ritmo que é o dobro do resto do mundo, e tanto cientistas como dirigentes dos serviços de emergência têm indicado que eventos como inundações e fogos florestais são influenciados pelas alterações climáticas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Otário cá da quinta
    01 abr, 2017 Coimbra 03:55
    Olhem, reza a historio que houve um diluvio, mas eu não estava cá, mas creio que a vida era diferente desta de hoje, sem fábricas nem automoveis. Os grandes desertos revelam que por ali deve ter havido mar, não sei, sou um leigo. Portanto, será que a natureza queira mudar a posiçáo do planeta tal como eu aqui na porra da cama e que não consigo dormir ?
  • Jorge
    31 mar, 2017 Seixal 16:44
    Um País que tem a sua economia dependente da exportação de petróleo e gás natural, infelizmente não se podia esperar outra opinião.
  • António Costa
    31 mar, 2017 Cacém 14:29
    Evidentemente que toda a gente sabe que o ciclo das glaciações ocorridas nos últimos milhões de anos foi provocada pela atividade humana! O fato de os vikings que colonizaram a Gronelândia lhe terem chamado "terra verde", se deveu à "intensa atividade humana" no final da Idade Média. E o fato de os vikings a terem abandonado, quando esta VOLTOU a arrefecer também se deveu à atividade Humana? Enfim, muito se gosta de repetir "cassetes" e colocar rótulos nas pessoas. Pessoalmente gosto de ouvir a opinião de todos. Para perceber o que se passa, para termos a "imagem completa" temos que a observar, de todos os ângulos.
  • Otario cá da quinta
    31 mar, 2017 Coimbra 05:18
    Concordo com Putin. O problema está todo nessa gentalha que em nome do aquecimento global vão dificultando a vida das pessoas e as castgando com impostos e restrições ao seu modo de vida. Putin grande homem.

Destaques V+