Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra ao açúcar em Espanha. Refrigerantes vão custar mais 20% na Catalunha

31 mar, 2017 - 11:00

Aumento será de oito cêntimos em bebidas que contêm entre cinco e oito gramas de açúcar por 100 mililitros e 12 cêntimos por litro para os refrigerantes com mais de oito gramas de açúcar.

A+ / A-

A Catalunha avança sozinha com o agravamento das bebidas com elevado teor de açúcar. A partir de 1 de Abril, comprar refrigerantes nesta zona de Espanha será até 20% mais caro do que no resto do território.

O Governo aprovou a legislação a 22 de Março e esperava-se que entrasse em vigor em todo o país. No entanto, o executivo de Rajoy decidiu adiar por um mês a entrada em vigor da nova lei, para dar tempo a um ajustamento por parte da indústria do açúcar.

O governo catalão decidiu aumentar oito cêntimos por litro em bebidas que contêm entre cinco e oito gramas de açúcar por 100 mililitros e 12 cêntimos por litro para os refrigerantes com mais de oito gramas de açúcar por 100 mililitros.

O imposto afecta, por exemplo, empresas como a Coca-Cola, Mahou-San Miguel, Qualidade Pascual ou Puleva, entre muitos outros. O sector de bens de consumo acredita que irá penalizar as vendas, porque, em alguns casos, o imposto será superior a 50% do valor do produto.

Em Portugal desde o início do mês de Fevereiro também aumentou a tributação dos refrigerantes e das bebidas açucaradas. Só em 2017, o Estado português espera arrecadar 80 milhões de euros este ano.

Por exemplo, uma garrafa de refrigerante ficou 15 cêntimos mais cara se tiver um teor de açúcar de até 80 gramas por litro e 30 cêntimos mais cara se o teor de açúcar for acima desse valor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Otario ca da quinta
    01 abr, 2017 Coimbra 03:38
    Acho graça a estes chulos de governantes: aqui também o fizeram, mas não por causa de se evitar o consumo de açucar, mas para se caçar mais uns milhões ao Zé. Pprque não obrigar os fabricantes dos produtos a usar em vez do açucar outros produtos, como eu uso no cafe ppr aer diabetico?

Destaques V+