Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

É a “maior crise humanitária” desde a criação da ONU

11 mar, 2017 - 16:34

Mais de 20 milhões de pessoas estão sob ameaça de morrer à fome só em quatro países: Iémen, Somália, Sudão do Sul e Nigéria. Dinheiro e acção precisam-se urgentemente.

A+ / A-
ONU. Há 20 milhões de pessoas sob ameaça de morrer à fome
ONU. Há 20 milhões de pessoas sob ameaça de morrer à fome

O mundo está a atravessar a sua maior crise humanitária desde 1945, diz a ONU, exortando a que se evite “a catástrofe”.

O chefe do departamento humanitário das Nações Unidas, Stephen O'Brien, diz que mais de 20 milhões de pessoas estão sob ameaça de morrer à fome só em quatro países: Iémen, Somália, Sudão do Sul e Nigéria.

Segundo O’Brien, são precisos 4,4 mil milhões de dólares até Julho para evitar “a catástrofe”.

“Estamos num ponto crítico na nossa história”, referiu numa declaração perante o Conselho de Segurança. “É a maior crise humanitária deste a criação das Nações Unidas”.

Este apelo perante os 15 países do Conselho de Segurança segue-se a um semelhante feito por António Guterres no mês passado.

Só no Iémen morre uma criança a cada 10 minutos de uma doença que poderia ter sido prevenida.

As Nações Unidas estimam que 19 milhões de pessoas – dois terços da população do Iémen – necessitam de algum tipo de ajuda humanitária.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rodolfo
    11 mar, 2017 Rodão 21:48
    Crise humanitária??? Mas quando é que aprendeis a escrever? Não existem crises humanitárias, seus analfabetos!

Destaques V+