Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​“You are fired”. Trump demite procuradora-geral que o desafiou

31 jan, 2017 - 03:07

Sally Yates foi afastada horas depois de ter recusado defender a política anti-imigração de Donald Trump.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos demitiu esta segunda-feira a procuradora-geral, Sally Yates, que se recusou a defender a política anti-imigração de Donald Trump.

Dana Boente, que até agora era procurador no estado da Virgínia, foi o nome escolhido para substituir Sally Yates, anunciou a Casa Branca através da rede social Twitter.

A Casa Branca considera que a Procuradora-geral "traiu" o Departamento de Justiça.

Em declarações ao jornal "Washington Post", Dana Boente garantiu que vai cumprir a ordem presidencial que proibe a entrada de refugiados e de cidadãos de sete países de maioria muçulmana.

Sally Yates, que tinha sido nomeada pelo ex-Presidente Barack Obama, desafiou ao administração Trump.

Numa carta enviada esta segunda-feira aos advogados do Departamento de Justiça, a procuradora disse que não podiam defender em tribunal a ordem executiva do Presidente dos EUA.

A medida suspende a entrada de refugiados no país durante quatro meses. No caso de serem sírios, a suspensão é por tempo indeterminado.

Donald Trump também impede que cidadãos de sete países de maioria muçulmana – Irão, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen – entre nos Estados Unidos nos próximos três meses.

Lei anti-imigração causa desespero nos aeroportos dos EUA
Lei anti-imigração causa desespero nos aeroportos dos EUA
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J
    31 jan, 2017 Lisboa 22:08
    Não será antes o Sr. que não percebe o que deva ser um Procurador, ainda que num sistema judicial como o americano, e ainda que bem diferente do nosso? Se acha adequado que uma Procuradora seja "despedida" por um presidente (a minúscula não foi distracção), ficamos esclarecidos sobre a profundidade do seu pensamento "democrático" e o seu respeito por uma exigível e necessária separação de poderes. Mas continuem embevecidos com as proezas do Sr. Trump e batam-lhe muitas palmas, enquanto podem! O acordar poderá ser amargo, e dever-se a dois cenários diferentes. Um pior do que o outro.
  • 00SEVEN
    31 jan, 2017 Portugal 18:21
    A censura deste site é atentatória da liberdade de expressão especialmente quando se escrevem comentários que relatam a verdade mas que, pelos vistos. não são da cor dos dirigentes ou dos detentores do lápis vermelho. Vou tentar mais uma vez. Sally Yates era apenas attorney general interina porque a attorney general Loretta Lynch já tinha abandonado as suas funções porque era parte da administração de Obama. Sally era, também, membro da administração de Obama. Ela seria afastada logo que o novo attorney general ultrapasse as audições no congresso e seja confirmado. Eu continuo a não perceber o porquê de tanta celeuma! A esquerda mundial no seu melhor porque as coisas e a farra está a acabar! Despedir alguém que não cumpre uma ordem do superior é justa causa para despedimento. Não será assim também em Portugal ou em qualquer outro país de direito no mundo? Esta malta é rasca!
  • rosinda
    31 jan, 2017 palmela 17:31
    Senhor bastos se a ameria atacar portugal os culpados sao o ferro rodrigues e outros iguais a ele! Se homem e assim tao mau mais uma razao para nos sermos amigos dele! Alem disso o ferro rodrigues devia estar preocupado com o o que se passa em portugal em vez de citar obama Eu tambem vou citar nuno melo do cds/pp porque no facebook ele escreveu alguma coisa parecida com o que eu estou a escrever!
  • Os nazis
    31 jan, 2017 Lis 16:37
    Ou extrema direita xenofoga, ou os seus percursores fascitas, andam todos empolgados! A irracionalidade sobrepõe-se à racionalidade. Argumentam com atitudes de violencia e de desprezo pelos outros. Se existe radicalismo nos arabes que os leva ao terrorismo, também é verdade que as atitudes nazis são terrorismo. Os extremos tocam-se. Estão loucos, mas não passarão.
  • Liberdade Sempre
    31 jan, 2017 Lisboa 16:16
    Ainda hei-de ver muitos defensores desse tipo que está nos status a meterem o rabo entre as pernas. Só é pena é que depois paga tudo pelo mesmo. Violência e estupidez gera mais violência. Isso é o que ele vai conseguir. Luta contra terroristas. Bem constantemente vê-se tiroteios. Mais parece o faroeste. E quantos americanos matam lá dentro. Fechar fronteiras. É louco. Esquecer-se que ele os tem lá dentro do seu próprio pais. E os de fora é que são os bandidos. O mundo vai estar atento. Podem ter a certeza que não se repetirá outro Hitler. Os que o apoiam sempre os vou ver depois com o rabo entre as pernas. Vamos indo e vamos vendo. Há pessoas que gostam de atrair as atenções. Mas Esquecer-se que ele tem poderes limitados. Os americanos também tenham uma palavra a dizer. Ele com tudo isto vai ficar isolado do mundo. Ele é os carneiros que forem atrás dele. Aguardem e depois vejam qual vai ser a evolução. Será para melhor. NÃO. Isso podem ter a certeza.
  • A Sete Cores
    31 jan, 2017 Arco Íris 15:03
    É normal que quem goste das sete cores do arco íris esteja preocupado com Trump, eu também ficaria, se gostasse. A cores fudamentais do arco íris não são sete mas apenas três. Isso das sete cores é só por vaidade! Porque muitos dos que dizem que gostam, afinal é só para ter alguém com quem falar de mansinho. É normal que o Trump seja filho de imigrantes, porque os índios foram todos mortos! Eu não me importo com os problemas dos estadudinenses... Os problemas deles estão há muito por resolver. Se ainda se lembram eles mataram um Presidente em Dallas! Eles tiveram durante oito anos um Presidente negro, e então os negros andavam aos tiros à polícia. Mas como a polícia ganha sempre... alguns morreram. No fundo as preocupações dos anti-Trump só existem porque se a América não aceitar a entrada de refugiados, eles terão que ir parar aos países da Europa e nós por cá já temos refugiados que chegue. Por isso engane-se que pensa que existe muita solidariedade. É tudo falso, é tudo por egoísmo! Pode existir um problema para nós se as relações EUA vs Rússia começarem a azedar... ou se os estadudinenses saírem da NATO. Porque da Alemanha até aos EUA passa-se por Portugal, e isso é mau, muito mau. Quanto ao Hitler, é verdade sim senhor. O Hitler assumiu o poder de modo legal. A "superioridade ariana" estava consagrada na Groundnorm. Apenas quero dizer que é normal as substituições nas mudanças de governo, e tanto faz fazer-las pela calada ou à moda de Trump "You are fired"!
  • Joao Magalhaes
    31 jan, 2017 Lisboa 14:44
    Mais nada, não está com o governo fora. Ainda protestam por causa dos fanáticos por Ala, os mesmo fanáticos que no seu País queimam Bandeiras Americanas e gritam Morte à América. Mulheres a protestar porque o rapaz gosta de mulheres?? Enfim, provavelmente não sabem como os Árabes tratam as suas mulheres, ainda os querem no seu País, cambada de hipócritas. O Trump devia abrir as fronteiras e obrigar essas pessoas a acolheram uma família, obrigar as empresas que se enchem através da mão de obra escrava a dar trabalho e casa a eles, já que querem ajudar tanto.
  • Jorge
    31 jan, 2017 Leiria 12:47
    A música "Imagine"? Imaginar o mundo ser um só?? Ó António o mundo já foi um só, há 450 milhões de anos, quando os continentes de juntaram e formaram a Pangea! Ia ser complicado viver aí! Por isso é que a humanidade ainda não existia... eh, eh, eh! Quanto ao resto da imaginação, é caso para dizer "é preciso ter muita imaginação" ou então ter fumado erva! O jonh é que sabe!
  • cada vez mais
    31 jan, 2017 lx 12:05
    as pessoas tratam a politica através de paixões e não da racionalidade! Depois dá isto! Milhares de milhões a serem afectados por um doido! As paixões são para se ter nos clubes desportivos ou outros e não na politica! Se os clubes perderem ou errarem só serão afectados os seus sócios ou adeptos e não a população mundial!...
  • Jaime
    31 jan, 2017 lisboa 11:59
    Muitíssimo bem!!! Força TRUMP!!!

Destaques V+