Tempo
|
A+ / A-

Guterres espera que refugiados voltem a ser prioridade da administração de Trump

30 jan, 2017 - 15:28

Discurso surge dias depois de os Estados Unidos terem adoptado medidas restritivas de imigração e asilo. Secretário-geral da ONU critica encerramento de fronteiras.

A+ / A-
Guterres critica encerramento de fronteiras
Guterres critica encerramento de fronteiras

Veja também:


O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, criticou esta segunda-feira o encerramento de fronteiras, dias depois de os Estados Unidos terem adoptado medidas restritivas de imigração e asilo.

“As fronteiras africanas permanecem abertas para aqueles que precisam de protecção quando muitas fronteiras estão fechadas, incluindo as dos países mais desenvolvidos do mundo”, disse Guterres no discurso que proferiu na reunião da União Africana (UA), a primeira em que participou enquanto secretário-geral da ONU.

Os países africanos figuram entre os “mais generosos” do mundo para os refugiados, disse Guterres.

O discurso do líder da ONU não faz referência directa às medidas restritivas de imigração e asilo adoptadas pelos Estados Unidos.

Donald Trump decidiu proibir a entrada nos Estados Unidos de refugiados durante quatro meses (e, por tempo indeterminado, dos refugiados oriundos da Síria). Mandou também suspender por 90 dias a entrada de quase todos os cidadãos de sete países de maioria muçulmana: Iraque, Síria, Irão, Líbia, Somália, Sudão e Iémen.

A presidente cessante da Comissão da UA, a sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma, também se mostrou preocupada com o novo ambiente internacional, que se traduz em muitas incertezas para o continente africano.

“É claro que, globalmente, estamos a entrar num período de turbulência; por exemplo, o mesmo país onde o nosso povo foi levado como escravo decidiu proibir os refugiados de alguns dos nossos países”, disse Dlamini-Zuma.

A cimeira dos 28 países da UA é uma das maiores dos últimos anos, e deverá analisar o pedido de Marrocos para a reintegração na organização e eleger um novo presidente da Comissão, dois assuntos que garantem divisões profundas dentro da organização, segundo a AFP.

Críticas em todo o mundo

As novas medidas restritivas de asilo e imigração adoptadas por Trump estão a ser muito criticadas. São uma “página negra na história dos Estados Unidos”, considera o arcebispo Blase Cupich, de Chicago.

O presidente da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), Rui Marques, defende que o mundo deve “afirmar, sem medo nem hesitação”, que as medidas são ilegítimas.

O Governo português vê “com muita preocupação” as decisões de Trump nesta matéria e diz que estas medidas são ilegais à luz da legislação portuguesa e europeia.

António Guterres alerta: o preconceito está a receber "carta verde" no discurso público
O preconceito está a receber "carta verde" no discurso público, disse Guterres, na semana passada
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manel
    01 fev, 2017 Lisboa 14:02
    Cada um manda na sua casa. Do que é que o sr. Guterres anda à procura. Em vez de nos impingirem refugiados porque não vão lá acabar com a guerra e ajudar na reconstrução ou será que a raça branca é mesmo para extinção?? Precisamos de trumps em Portugal.
  • Julia almeida
    31 jan, 2017 Manaus 11:14
    Esse presidente é a verdadeira besta do Apocalipse
  • Nuno
    31 jan, 2017 Coimbra 09:12
    A administração de Trump, assim como de todos os outros líderes de cada país, deve ser assegurar a qualidade de vida e segurança dos seus cidadãos. Depois quando há um ataque terrorista, todos estes senhores assobiam para o lado, as pessoas dos "welcome refugees" colocam um filtro no facebook a dizer #Prayfor... e passado uma semana esquecem o assunto.
  • Alberto Sousa
    31 jan, 2017 MONTIJO 06:15
    Continuo a dizer, que a palavra mágica, para a resolução dos graves problemas mundiais, é "RESPEITO". Porém deixou de o haver, neste 3º calhau a contar do sol. Essa singela palavra, foi abolida dos dicionários, mundiais. Já ninguem sabe onde ele pára.
  • JMC
    31 jan, 2017 USA 00:30
    Subscrevo o comentário do "00Seven." Apesar de eu não ter votado em Trump, neste caso, concordo com o encerramento de fronteiras numa base temporária, até descobrirmos (como um mundo ocidental comprometido) uma solução para o problema de terrorismo nas nossas nações. Como escreveu 00Seven, Trump está legal e constitucionalmente habilitado para tomar as medidas que achar necessárias pra defender os direitos e interesses dos seus cidadãos. Qualquer chefe de Estado (incluindo o Presidente da República Portuguesa) tem as mesmas responsabilidades.
  • rosinda
    30 jan, 2017 palmela 20:53
    vai dar gracha ao cagado! nao consegues fazer nada pelo Quivu norte nem sul a onu assiste praticamente impavida e serena a tudo porque nao tem força! em portugal nunca tiveste força para construir um governo maioritario nao e agora que vais ter força para para comandar os destinos da onu no fim desta se encontrar praticamente obsuleta!
  • Pinto
    30 jan, 2017 Custoias 19:22
    Alguém mete em sua casa um estranho sem o conhecer bem? Refugiados muçulmanos da Síria, Sudão, Líbia, Somália, Iémen etc. Sabendo qual a ideologia dos Jihadistas, alguém sentir-se-á em segurança com essa gente perto de casa?
  • 00SEVEN
    30 jan, 2017 Portugal 18:26
    Vivi, e ainda tenho residência dos EUA há quase 40 anos! Há pelo menos 30 anos que tenho ouvido, de quando em quando, de fontes geralmente bem informadas, a necessidade de reestruturar as Nações Unidas. Trump, na qualidade de Presidente dos EUA está legal e constitucionalmente habilitado para tomar as medidas que achar necessárias pra defender os direitos e interesses dos seus cidadãos- Obama suspendeu o programa para refugiados do Iraque durante 6 meses por razões de segurança que é a mesma razão invocada por Donald Trump! Portanto não sei o porquê deste alarido orquestrado pela esquerda mundial. Apesar de se ventilar o assunto, nenhum dos antecessores de Trump teve coragem para "mexer" na reestruturação das Nações Unidas para a qual os EUA contribuem com 3 biliões de USD/ano o que é mais do que o total dos outros 191 países juntos. Eu, se estivesse em determinadas posições de grande impacto mediático seria muito comedido em comentar determinados assuntos porque pode virar-se o feitiço contra o feiticeiro! E também sei que muitos milhões de americanos não vêm com bons olhos o esforço dos seus impostos irem para a ONU que já foi palco de corrupção e ser uma plataforma para uma vida de fausto e com uma missão que hoje pode ser questionada!
  • rosinda
    30 jan, 2017 palmela 16:47
    Vai dar gaxa ao cagado! Nao fazes nada pelos kivus anda tudo a gerreia e nao te interessas por nada!e Em portugal so governaste governos minoritarios e ficas.te a dever favores ao marcelo rebelo de sousa! Por via desse amor incondicional os potugueses foram obrigados a pagar uma jantarada!

Destaques V+