Tempo
|
A+ / A-

Irão responde aos Estados Unidos na mesma moeda

28 jan, 2017 - 18:05

EUA restringem a entrada de muçulmanos de sete países. Teerão passa a restringir norte-americanos.

A+ / A-

O Irão vai proibir a entrada de norte-americanos, reagindo à decisão "insultuosa" do Presidente dos Estados Unidos de restringir chegadas com origem em território iraniano e mais seis Estados muçulmanos, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.

O Irão optou por responder à letra "depois da decisão insultuosa dos EUA respeitante aos cidadãos iranianos", disse o ministro Mohamad Javad Zarif numa intervenção transmitida pela televisão pública.

Na sexta-feira, Donald Trump assinou uma ordem para suspender a chegada de refugiados e impor controlos aos passageiros vindos do Irão, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen.

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano considerou a decisão "ilegal, ilógica e contrária às regras internacionais".

E acrescentou que a sua decisão vai manter-se enquanto a medida dos Estados Unidos estiver em vigor.

O governante ordenou aos serviços diplomáticos iranianos que ajudem os cidadãos do Irão que foram "impedidos de regressar às suas casas e aos seus locais de trabalho e de estudo".

Os agentes de viagens em Teerão disseram que as companhias aéreas estrangeiras começaram a vedar o acesso dos iranianos aos voos para os Estados Unidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nelito
    29 jan, 2017 Picassinos 14:02
    Não era de esperar outra coisa. Nesses países onde a mentalidade ainda está a mais de dois mil anos de distância é natural que a lei "olho por olho, dente por dente" ainda esteja em vigor!
  • Pedro
    28 jan, 2017 Ovar 19:42
    Trump vai fazer do Irão e da China paladinos da decência. Com jeito até a Coreía do Norte lhe dará algumas chapadas de luva branca. E ainda o aplaudem por cá? Somente de mentecaptos como quem nele votou.

Destaques V+